Orientações Pastorais

O Mistério Pascal de Cristo Jesus é vivenciado nos sacramentos de tal modo que, pelo batismo, somos regenerados e incorporados a Cristo e membros dignos da Igreja. Pela Crisma, nos tornamos imagem de Cristo e nos comprometemos no testemunho de cristãos autênticos. Na Eucaristia, sacramento da unidade e vínculo da caridade, a Igreja tem a sua maior riqueza. “Dom demasiado grande que não permite .... e nem reduções” (João Paulo II). O sacramento da reconciliação nos convida à vida nova, retornando à casa do Pai. Na unção dos enfermos, a Igreja encoraja os seus membros a não desanimarem e a confiarem no Senhor, cheios de esperança. No sacramento da ordem, o Senhor Jesus continua presente de forma ministerial, ensinando, santificando e regendo o povo da Nova Aliança. E no sacramento do matrimônio, a unidade de amor é comparada à doação de Cristo por Sua Igreja.

Diante disso, cabe-nos não só o conhecimento, mas o zelo na administração dos sacramentos e na orientação de todos os fiéis para bem recebê-los.

+ João Braz de Aviz
Arcebispo Metropolitano de Brasília
(2004)

Paróquia – Lugar da Comunhão Eclesial

Ano 2005: Vivendo a Santidade Na Unidade

Os desafios e as conquistas da Pastoral Arquidiocesana em 2005

Rumo à Assembléia Arquidiocesana 2007: Espírito e Etapas de um caminho

Assembléia Arquidiocesana 2007: dom e compromisso

Orientações Pastorais - Sacramento da Reconciliação

Orientações Pastorais - Sacramento da Unção dos Enfermos

Orientações Pastorais - Sacramento da Ordem

Orientações Pastorais - Sacramento do Matrimônio

Orientações Pastorais - Sacramento do Matrimônio - Carta Pastoral

As orientações para os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia encontram-se no Diretório dos Sacramentos recém-lançados (Julho de 2015)

Em breve, disponibilizaremos o material aqui.