Cardeal Dom João Braz de Aviz

Dom João Braz de Aviz (Mafra, 24 de abril de 1947) é o atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília. Em 6 de janeiro de 2012, o Papa Bento XVI anunciou a sua criação a Cardeal e em 18 de fevereiro do mesmo ano recebeu o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa.

No dia 6 de abril de 1994 foi nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória com a sede titular de Flenucleta, sendo consagrado bispo em 31 de maio de 1994 por Dom Domingos Gabriel Wisniewski, C.M.. Escolheu como lema de vida espiscopal: TODOS SEJAM UM (Jo 17, 21).

Atuou na Arquidiocese de Vitória de 1994 a 1998, quando foi nomeado bispo da Diocese de Ponta Grossa, onde ficou até 2003, tomando posse seu sucessor na Diocese de Ponta Grossa: dom Sérgio Arthur Braschi. Aos 17 de julho de 2002 foi elevado a dignidade de arcebispo, sendo nomeado para a Arquidiocese de Maringá, onde tomou posse no dia 4 de outubro do mesmo ano.

No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Brasília e tomou posse no dia 27 de março do mesmo ano, sucedendo aocardeal José Freire Falcão. Em 2007 foi eleito presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. Ainda na Conferência Nacional dos Bispos do Brasilfoi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB.

No mês de maio de 2010 esteve a frente da organização do XVI Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da capital federal.

Aos 4 de janeiro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica2 . no Vaticano.

No dia 6 de janeiro de 2012 o Papa Bento XVI anunciou a sua criação a Cardeal1 . No Primeiro Consistório Ordinário Público de 2012 realizado no dia 18 de fevereiro, recebeu o barrete cardinalício e o título de Cardeal-diácono de Santa Helena fora da Porta Prenestina, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa Bento XVI.