Comissão de justiça e paz

A Comissão de Justiça e Paz é o Organismo da Igreja Católica, no Distrito Federal, encarregado de estimular as comunidades locais a promoverem a justiça social e a paz, segundo a mensagem do Evangelho e a doutrina social da Igreja.

Atua em consonância com as diretrizes emanadas do Conselho Pontifício Justiça e Paz do Vaticano, através das seguintes linhas de ação:

a) Aprofundamento do ensino social da Igreja;

b) Estudos de temas discutidos no âmbito das organizações sociais do DF;

c) Atenção às violações dos direitos humanos.

Está vinculada estatutariamente à Arquidiocese de Brasília como uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica e apartidária.

OBJETIVOS DA COMISSÃO

1 - Contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa humana como parte da missão da Igreja, segundo as orientações do Magistério eclesiástico, especialmente dos documentos conciliares e pontifícios;

2 - Promover a justiça na sua dimensão tanto individual como social, procurando interpretar “os sinais dos tempos” segundo a Constituição Pastoral Gaudium et Spes;

3 - Promover a paz de acordo com o espírito das bem-aventuranças;

4 - Estimular o exercício da cidadania e da democracia nas seguintes dimensões: política, civil (promoção dos direitos humanos), econômica, social e cultural.

MISSÃO NA SOCIEDADE E NA IGREJA

Em consonância com seus objetivos, a Comissão Justiça e Paz desenvolve uma agenda de atuação a fim de concretizar as seguintes diretrizes:

1 - Análises de conjuntura e estudos estruturais focalizando o contexto do Distrito Federal, numa perspectiva tanto crítica quanto propositiva;

2 - Pronunciamentos tendo como abrangência os desafios do Distrito Federal e/ou questões relevantes acerca dos objetivos da Comissão;

3 - Publicações acerca de textos resultantes das análises, estudos e pronunciamentos, bem como textos produzidos por outras fontes, mas considerados de relevância para a missão, objetivos e estratégias da CJP;

4 - Serviço à mobilização da sociedade civil, diretriz de natureza estritamente educativa. Diálogo com a sociedade a quem cabe articular-se e exercer sua cidadania de maneira democrática nos diferentes níveis de sua atuação.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Como estratégia geral para estruturação de suas atividades em longo prazo, a Comissão Justiça e Paz:

1 - Articula-se com todos os níveis da sociedade a partir das comunidades locais;

2 - Adota o método do Ver – Julgar – Agir;

3 - Auxilia o Arcebispo de Brasília e o Clero Arquidiocesano, as pastorais e os movimentos e serviços no tocante à inserção da Igreja junto à sociedade civil;

4 - Estabelece parcerias com entidades e/ou comunidades que atuam em coerência com os princípios e com a missão da CJP.

INTEGRANTES DO COLEGIADO

• Agnaldo Cuoco Portugal

• Elizeu Francisco Calsing

• Hélio José da Silva

• José Carlos Soares Pinto

• Pe. José Ernanne Pinheiro

• José Geraldo de Sousa Junior

• José Marcio de Moura Silva

• Jovita José Rosa

• Melillo Dinis do Nascimento

• Ricardo Spindola Mariz

• Simone Furquim Guimarães

• Terezinha Lucia Santin

• Pe.Thierry Linard de Guertechin

O Colegiado é formado por 14 (quatorze) integrantes - 2 Sacerdotes e 12 leigos - originários de pastorais, movimentos e serviços de leigas e leigas e representantes da Arquidiocese de Brasília, cujos nomes são aprovados pelo Arcebispo de Brasília.

DIRETORIA

Presidente: José Marcio de Moura Silva

Vice-Presidente: Terezinha Lucia Santin

Secretário-Geral: Padre José Ernanne Pinheiro

Tesoureiro: José Carlos Soares Pinto

A CJP conta com uma Diretoria, que realiza a coordenação e gestão operacional de suas atividades, cabendo-lhe, principalmente, exercer suas atribuições em consonância com as diretrizes e políticas globais aprovadas pelo Colegiado, no âmbito de sua competência.

É dirigida pelo Presidente, e conta com uma secretaria que auxilia na execução de suas atribuições.

Secretária-Administrativa: Ana Carolina C. Lima
Sede: Localizada no prédio da Mitra Arquidiocesana de Brasília, situada na Esplanada dos Ministérios, EMI, Lote 12, Brasília – DF, CEP 70050-000.
Fax: (61) 3223-3512.
Expediente: Secretaria - de 2ª a 6ª Feira (8h às 12h – 13h às 17h)
As reuniões do Colegiado se realizam às segundas-feiras, às 19h.
E-mail: mab.comissaojusticaepaz@arquidiocesedebrasilia.org.br

LINKS RELACIONADOS

(Informações cedidas pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz de Brasília)

Para mais informações, visite o site da Comissão Jutiça e Paz no link abaixo