Palavra do Pastor

II Domingo do Advento

Preparai o Caminho do Senhor!

04/12/2016

+ Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília

O Evangelho apresenta a missão de João Batista, sua pregação e seu estilo de vida. As suas palavras ressoam na Igreja neste II Domingo do Advento: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas”. A sua mensagem expressa um dos aspectos mais importantes do tempo do Advento, a conversão, simbolizada pela cor litúrgica roxa. Necessitamos refletir sobre qual é a estrada que estamos percorrendo e como está a nossa caminhada. A pregação de João Batista ressalta a urgência da conversão, pois “o machado já está na raiz das árvores”; o Senhor está à espera dos frutos. A verdadeira conversão se expressa através de “frutos” que a comprovem. Por isso, não basta ter boa intenção; é preciso redobrar os esforços para produzir os frutos que Deus espera de cada um de nós.

Por que converter-se? Por que “preparar o caminho” e “endireitar as estradas”? O motivo da conversão proposta por João Batista é a vinda do Senhor e a chegada do seu Reino.  Preparando-nos para o Natal, somos convidados a acolher a vida nova que o Messias nos oferece, marcada pela justiça e pela paz. O profeta Isaías anuncia um novo tempo para o povo, em que a justiça e a paz acontecerão. O Salmo responsorial proclama que “nos seus dias, a justiça florirá” (Sl 71). Por isso, a vinda do Senhor é, acima de tudo, motivo de consolação, de esperança e de vida nova. Ao mesmo tempo, exige compromisso e esforço de conversão.

Aproveite este Advento para uma sincera revisão de vida. Procure discernir quais são os passos de conversão rumo à vida nova, que Deus espera de você, neste Advento. É preciso reconhecer humildemente os pecados, pedir perdão a Deus e se dispor a uma nova vida. Para que isso ocorra, é muito importante receber o perdão por meio do sacramento da Penitência e oferecer o perdão aos irmãos. Lembre-se que o perdão e a reconciliação são indispensáveis para preparar-se bem para o encontro com o Senhor, especialmente no Natal que se aproxima. Um Natal feliz pressupõe pessoas reconciliadas. Não há paz sem o perdão e a reconciliação. Por isso, não deixe para depois a conversão e o perdão.

Durante o Advento, uma iniciativa cada vez mais difundida entre nós tem sido a de rezar juntos, em família ou reunindo vizinhos, nas quadras e outros ambientes. Procure saber se onde você mora já acontece a Novena do Natal e participe! Se não houver, entre em contato com a sua Paróquia, tome a iniciativa de organizar e não tenha medo de convidar as pessoas para participarem. Assim fazendo, estaremos juntos preparando o caminho do Senhor, em família e em comunidade.