Paróquias celebram o Dia da Imaculada Conceição

07/12/2017 16:41

Nesta sexta-feira, 08 de dezembro, o mundo celebra a Festa da Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição.

É nesta data em que os fieis comemoram o reconhecimento oficial do Dogma da Imaculada Conceição de Maria, decretado por meio da bula Ineffabilis Deus - Deus Inefável – instituída pelo Papa Pio IX em 1854.

Este dogma estabelece que a Virgem Maria foi concebida, no seio de sua mãe Sant’Ana, sem a mancha do pecado original, sem mácula, sem a herança do pecado deixada por Adão e Eva, adquirida por toda criatura ao nascer.

Ou seja, professamos que a Virgem Maria nasceu e viveu uma vida completamente livre de pecado; cheia, plena e repleta da graça de Deus.

“Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis” (Bula “Ineffabilis Deus” - Tm, p. 305).

Maria foi escolhida, entre todas as outras mulheres, e foi preparada para que pudesse trazer em seu seio virginal o filho de Deus, que também foi concebido pelo Espírito Santo, sem o pecado original, para que Ele fosse capaz de enfrentar o demônio e libertar todos os filhos de Deus da escravidão do pecado e da morte.

Os dogmas são verdades de fé, proclamados pela Igreja Católica e devem ser aceitos como revelações dadas por Deus através da Bíblia. Em várias passagens bíblicas, podemos comprovar a validade do Dogma da Imaculada Conceição. Veja alguns logo abaixo:

- "Pode o puro [Jesus] Vir dum ser impuro? Jamais!"(Jó 14,4)

- Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti" – Trecho no Cântico dos Cânticos (4,7)

- “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3, 15).

- “Ave, cheia de graça…” (Lc 1,28) – Disse o Anjo Gabriel à Maria, na Anunciação.

- E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. (Lc, 1,35)

- Assim, fiz uma arca de madeira incorruptível... (Deuteronômio 10, 3).

- Maria é considerada a Arca da Nova Aliança (Apocalipse 11, 19)

Os dogmas são definitivos e não podem ser alterados por nenhum membro da Igreja, nem mesmo pelo Santo Padre, o Papa.

A doutrina da Imaculada Conceição de Maria foi introduzida no calendário romano em 1476. Em 1570, o Papa Pio V publicou o novo Ofício e, em 1708, o papa Clemente XI estendeu a festa a toda a Cristandade tornando-a obrigatória. Já em 1854, o Papa Pio IX  decretou o Dogma da Imaculada Conceição, por meio da bula Ineffabilis Deus, como visto acima.

Antes da definição do Dogma, a própria Virgem Maria apareceu, em 1830, à Catarina Labouré, que se tornaria Santa em 1947, através do Papa Pio XII, pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Em 1858, quatro anos após a oficialização do Dogma, Nossa Senhora apareceu para a Jovem Bernadete Soubirous, que se tornou Santa em 1933, pelas mãos do Papa Pio XI, auto-definindo-se: Eu sou a Imaculada Conceição.

Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Programação nas paróquias

Veja a programação nas paróquias, que celebrarão nesta sexta-feira, o Dia de Nossa Senhora conceição Aparecida.

Ceilândia

08/12 - 18h - Procissão com a imagem do Divino Pai Eterno saindo da capela em direção à Matriz, Sagrado Coração de Jesus - Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José

08/12 - 19h - Solenidade da Imaculada conceição da Paróquia São Marcos e São Lucas

08/12 - 20h - Solenidade da Imaculada conceição da Paróquia Ressurreição

08/12 - 20h - Solenidade da Imaculada Conceição na Capela Sant'Ana e São Joaquim (matriz Senhor Bom Jesus) - Capela Sant'Ana e São Joaquim

Gama

08 a 10/12 - Imaculada Conceição
10/12 - 19h - Solenidade presidida pelo bispo auxiliar dom José Aparecido

Planaltina

08 a 10/12 - Festejo da Imaculada Conceição na Capela Imaculada Conceição - Buritis IV
08/12 - 06h - Ofício da Imaculada Conceição
10/12 - 16h30 - Procissão saindo da 31 DP Buritis IV
19h - Missa Festiva - logo após a Celebração, haverá o funcionamento das barraquinhas de comida

Taguatinga

08/12 - a partir das 08h - Festejo da Imaculada Conceição da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

08/12 - 20h - Solenidade da Imaculada conceição da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Arniqueiras

Solenidade da Imaculada Conceição, dia 08/12, às 19h30, na capela Maria Mãe do Bom Pastor, Arniqueiras

Asa Norte

Solenidade da Imaculada Conceição, dia 08/12, às 19h00 no Santuário São Francisco de Assis, na 915 Norte

Clique aqui e acesse o contato da paróquia desejada.