Abertura oficial do Ano Nacional do Laicato acontece neste domingo na Catedral

24/11/2017 13:06

A abertura oficial do Ano Nacional do Laicato na Arquidiocese de Brasília acontece neste domingo, 26/11, na Catedral Metropolitana de Brasília, durante Santa Missa que será presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, às 10h30.

O início das atividades do ano dedicado aos leigos têm início no Dia do leigo, quando também é celebrada a solenidade de Cristo Reio do Universo, no último domingo do ano litúrgico, marcando o encerramento do Ano Litúrgico, como foi estabelecido pela Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), em 1991, com o intuito de recuperar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja e o laicato brasileiro.

Neste dia, os fieis são convidados a renovarem o compromisso assumido com batismo, de evangelizar, levando o nome de Deus aos quatro cantos do mundo, e aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos e atender a convocação para o trabalho na messe do Senhor, construindo o Reino de paz e de justiça, com enfatizou o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha.

“Os cristãos leigos e leigas são chamados a serem ‘sal’ e ‘luz’, vivendo e testemunhando a fé em Cristo nos diversos ambientes da sociedade, na família, no mundo do trabalho, nas escolas, na política, na economia, nos meios de comunicação e nas redes sociais, dentre tantos outros.  É muito importante a participação dos cristãos leigos e leigas na vida da Igreja, atuando nas pastorais, movimentos eclesiais, serviços e conselhos paroquiais. Ao mesmo tempo, se  faz cada vez mais necessário o testemunho dos fiéis leigos e leigas nos diversos campos da vida social, a fim de serem ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’, numa 'Igreja em saída’, como tem insistido o Papa Francisco”, afirmou o cardeal.

Com o tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, o Ano do Laicato se estenderá até o dia 25 de novembro de 2018.

Para que este ano seja um sucesso, é preciso contar com a participação dos leigos, como enfatizou  o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.

“É participando que a gente vai adquirir conhecimentos, experiências, vai entender melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”.

Por fim, Laudelino deixou um convite para que todos participem das atividades pelo ano do Laicato.

“Você aí que é cristão leigo e leiga ou você que tenha algum ministério na igreja mesmo não sendo ordenado, religioso ou religiosa, diácono, bispo ou presbítero, você pode, com a sua presença, com a sua participação, levar o bom êxito para o Ano Nacional do Laicato.

Abertura do Ano do Laicato nas paróquias de Brasília

26/11 - 10h - Catedral Metropolitana de Brasília

26/11  18h - Missa de abertura do Ano do Laicato na Paróquia São Sebastião - Gama

Igreja celebra Solenidade de Cristo Rei e Dia dos Cristãos Leigos neste domingo