Catedral de Brasília
Notícias

ONU Brasil combate violência contra os jovens negros com a Campanha

07/11/2017 15:33


 

Para combater e reivindicar o fim da violência contra jovens negros, a Organização das Nações Unidas no Brasil lança na tarde desta terça-feira, 07/11, em Brasília, a campanha “Vidas Negras”. 

A empreitada deve ocorrer ao longo do mês de novembro, quando ocorrem as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

O objetivo, segundo a instituição, é “sensibilizar sociedade, gestores públicos, sistema de Justiça, setor privado e movimentos sociais a respeito da importância de políticas de prevenção e enfrentamento da discriminação racial”.

De acordo com o Mapa da Violência e de dados recentemente divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Brasil, a cada dez pessoas assassinadas, sete são negras. A cada duas horas, cinco jovens negros, na faixa etária de 15 a 29 anos, são assassinados.

Tão assustador quanto a violência, é a população brasileira se apresentar indiferente a essa triste realidade, como mostra a pesquisa realizada Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal, onde 56% da população brasileira concorda com a afirmação de que “a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco”.

Para a ONU, o racismo é uma das principais causas da situação de violência a que a população negra está submetida. “Atualmente, um homem negro tem até 12 vezes mais chance de ser vítima de homicídio no Brasil, segundo o Mapa da Violência. (...) A campanha quer chamar atenção para o fato de que cada perda é um prejuízo para o conjunto da sociedade. Além disso, deseja alertar sobre como o racismo tem restringido a cidadania de pessoas negras de diferentes formas”, enfatizaram.


O lançamento oficial será realizado na Casa da ONU, em Brasília, localizada no Setor de Embaixadas Norte, às 15h30; e reunirá o coordenador residente das Nações Unidas, Niky Fabiancic; o ator Érico Brás, apoiador da campanha “Vidas Negras” e participante dos vídeos e peças, e representantes do governo e da sociedade civil que atuam no tema.

Para participar, clique no link ao lado: http://bit.ly/2yEe1xp. Quem não conseguiu se inscrever para participar do lançamento, poderá acompanhar a cobertura do evento pelo twitter e facebook da ONU Brasil.

 

 

 

Informações:
Local: Casa da ONU, em Brasília
Endereço: Setor de Embaixadas Norte – SEN, Quadra 802, Conjunto C, Lote 17 – Brasília
Telefone: (61) 3038-9253 | (21) 99545-5647 - Thiago Ansel – Consultor de Comunicação da Campanha Vidas Negras
E-mail: ansel@unfpa.org  
Facebook: https://www.facebook.com/ONUBrasil
Twitter: https://twitter.com/onubrasil

 

Por Gislene Ribeiro

Imprimir Subir Voltar

 Fale Conosco Contatos Webmail Twitter GooglePlus Facebook Flickr Youtube
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados. Voltar a Home