CCM recebe, em novembro, Encontro Nacional de COMIDIs, COMIPAs e COMIREs

25/10/2017 17:03

O Centro Cultural Missionário de Brasília, CCM, receberá o 7º Encontro Nacional de Formação para Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais entre os dias 23 e 26 de novembro.

Ao longo dos 4 dias serão realizados debates, exposições, oficinas, grupo de estudo, experiências missionárias e sínteses, onde serão colocadas em prática as reflexões e conclusões obtidas a partir  do 4º Congresso Missionário Nacional,  que ocorreu de 07 a 10 de setembro de deste ano, em Recife (PE).

O objetivo é fortalecer a articulação dos organismos missionários e a formação de seus agentes, oferecendo instrumentos básicos para o planejamento da animação missionária em todas as dioceses do país, como explicou dom Esmeraldo Farias Barreto, bispo auxiliar de São Luis do Maranhão e Presidente do Conselho Missionário Nacional, em carta-convite.

“O Papa Francisco tem insistido muito em sermos uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Essa atitude nós a alcançaremos se tivermos a coragem de nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus que é o protagonista da Missão. Diante da importância e no intuito de fortalecer a Ação Missionária em todo o Brasil é que a Comissão Episcopal para Ação Missionária promove este evento nacional”, contou o bispo.

Para conduzir as atividades, foram convidados:  Pe. Jaime Carlos Patias, IMC, Secretário Nacional da União Missionária e Mestre em Comunicação pela Casper Libero de São Paulo, SP; Pe. Mauricio Jardim, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias; Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS, Assessor da Comissão para ação Missionária – CNBB, Brasília, DF, e Pe. Jaime Luiz Gusberti, Secretário do Centro Cultural Missionário.

O encontro é direcionado para coordenadores e membros de COMIREs, COMIDIs, COMIPAs, Grupos de Animação Missionária (GAMs), representantes de Congregações, Institutos ou Organismos que estão envolvidos na missão.

As inscrições custam R$350,00 e devem ser feitas no site do CCM, ou clicando no link: http://bit.ly/2yMxkSa.

O pagamento deve ser feito por meio de Transferência bancária, cheque nominal ao CCM ou Boleto. Anote os dados para transação bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.

Vale lembrar que serão cobradas diárias, no valor de R$50,00, para quem ficar hospedado  no CCM fora do período do curso.

Não perca tempo!

As vagas são limitadas!

Programação:
- 23/11 - 18h - Abertura

- 24/11 - Memória do 4º Congresso missionário.
                 Eixos, oficinas, testemunhos, vídeos etc.

- 25/11 - Reflexão sobre o Texto de Estudos da CNBB - 108.
                 Missão e Cooperação Missionária: Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil.
                 Retomar o Objetivo dos Conselhos Missionários, e a reflexão do dia anterior olhando para o futuro da missão.

- 26/11 - Síntese, encaminhamento, avaliação, celebração de envio.

Informações:
 Local: Centro Cultural Missionário