Veja como foi o 2º curso de Secretariado Paroquial na FATEO

11/10/2017 12:00

Acaba de ser concluído o 2º Curso de Extensão em Secretariado Paroquial na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, FATEO.

A formação deste semestre foi voltada para: secretários paroquiais da Arquidiocese que não participaram da 1ª edição do curso, realizada em março, ex-secretários paroquiais que pretendem voltar a trabalhar na área, padre, diáconos e freiras.

Diversos temas forma abordados ao longo do curso, na intenção de auxiliar os colaboradores a melhorarem o desenvolvimento das funções paroquiais, como por exemplo, valores cristãos, desempenho profissional, a importância da atuação nas paróquias, qualidade no atendimento e os 7  Sacramentos da Igreja,dos quais receberam uma atenção especial: Batismo, Matrimônio, Crisma e Primeira Eucaristia.

Entre os condutores da formação estavam: o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília, dom Marcony Vinícius Ferreira; a colaboradora do Setor de Contabilidade da Cúria Metropolitana, Sandra Cristina; a colaboradordo Setor de Gestão de Pessoas da Cúria Metropolitana, Gleidson Marques; a cantora Michele Abrantes, e o Diretor da FATEO, padre Godwin Nnaemeka.

“O objetivo do curso é promover o aperfeiçoamento profissional na área administrativa, na área burocrática, na área da Catequese e também no atendimento ao público. Além disso, pretende-se promover a interação entre as secretárias de nossa Arquidiocese”, informou Lindalva Costa, secretária da paróquia Rainha da Paz, na Octogonal.

Participante da 1ª e da 2ª edição deste curso, Lindalva manifestou a satisfação dela com a formação, pois segundo ela, além de aprender coisas noivas, ela conheceu vários outros secretários dos quais ela conversava por telefone.

“A vida é uma constante aprendizagem. Foi muito gratificante por tudo que aprendemos. Além de conhecer aqueles que eu não conhecia pessoalmente. Somos uma grande Família zelando das coisas de Deus”, disse Lindalva.

De acordo com Lindalva, os secretários que não participaram da 1ª e 2ª edição deverão participar da 3ª, já prevista para acontecer no primeiro semestre de 2018.

Clique aqui e veja as fotos do evento.

Palestrantes e Assuntos abordados:

1° Dom Marcony - Bispo Auxiliar de Brasília

* Cristologia e Eclesiologia

* Ação evangelizadora da arquidiocese

2º Gleidson – Dept° Recursos Humanos da Cúria

*Atribuições do(a) Secretário(a).

*Administração do tempo e disponibilidade.

*Agendando compromissos e recebendo visitantes.

*Ética e competência profissional.

*Motivação profissional.

*Plano de Saúde/Dental Amil (Padres e Funcionários)

*Sindicato (Associação, Plano Samdel e Ondontólogico)

*Admissão/Demissão

*Seguro de Vida.

*Ponto Eletrônico e Folha de Ponto.

3° Cantora Michele Abrantes

*Etiqueta profissional.

*Formas de tratamento.

*Percepção de si e dos outros.

*Relacionamento.

*Traje: como e onde usar.

*Como trabalhar em equipe;

*Dar e receber “feedback”;

*O(A) Secretário(a) como “Agente Facilitador e Colaborador”.

*Qualidade no atendimento pessoal ou por telefone.

*A importância do controle das emoções;

*Comunicação interpessoal;

*Cuidados pessoais: cabelo, unhas, apresentação

Pessoal.

4° Sandra – Dept° Contabilidade da Cúria

* Noções de Contabilidade paroquial: aspectos legais, Receitas/Despesas, Documentos Fiscais, Admissão, Demissão, Férias, Rescisão, Contrato parcial, Vale Transporte, Vale Refeição, Abono, Feriado.

5º Diácono Joaquim – Chancelaria da Cúria

* Batizados, Igrejas válidas, Padrinhos, Encontro de Preparação para o Batismo, Documentação necessária, Batismo de adulto, Livro e Registro, Direito comum, Direito particular, Código e Direito canônico, Anotações nos livros de batizados, Rito de batismo, Selo e Arquivo Paroquial, Cartório paroquial, Livro Tombo, Arquivo secreto, Arquivo histórico, Arquivo comum, Arquivos em geral, etc.

* Anotações nos livros de batizados, Rito de batismo, Selo e Arquivo Paroquial, Cartório paroquial, Livro Tombo, Arquivo secreto, Arquivo histórico, Arquivo comum, Arquivos em geral, etc.

* Processo Matrimonial (Forma correta de Preencher), Com licença para casamento Civil (casos possíveis), Misto (Católico com cristão não católico), Dispensa da Forma Canônica, Transferência, Dispensa de Proclamas, Livro e Registro, Notificação, Pedido de Nulidade Matrimonial.

6º Pe. Godwin- Avaliação Final do Curso Secretariado paroquial.

Lindalva

*Apresentação das Secretárias(os).