Nos 60 anos dos Estigmatinos em Brasília, abrem-se as comemorações do Jubileu de Diamante da Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges

09/10/2017 16:50

Sob o tema: “Bendita e louvada seja, em Brasília, a Divina Cruz” os estigmatinos iniciam, no dia 09 de outubro (240° ano do nascimento de São Gaspar Bertoni, Fundador dos Missionários Estigmatinos) de 2017, os preparativos para comemorar os 60 anos de criação da Paróquia Sta. Cruz e Sta. Edwiges (02/02/1959). Nesse dia memorável, com o sentimento de gratidão pelas maravilhas que o Senhor realizou, teremos uma Celebração Eucarística presidida pelo cardeal arcebispo metropolitano D. Sérgio da Rocha, quando o novo altar da Igreja será dedicado, bem como, serão abençoados a nova Mesa da Palavra, Sédia, Capela do Santíssimo e o caminho da nova Via Sacra.

No Ritual de Dedicação da Igreja, os Santos Padres afirmam: “Cristo é, ao mesmo tempo, a vítima, o sacerdote e o altar do seu próprio sacrifício”. Neste sentido, entende-se que o altar é o lugar memorial do único, eterno e irrepetível sacrifício de Cristo, pela salvação da humanidade. É a mesa onde se perpetua, sacramentalmente, o sacrifício da cruz, até que o Cristo venha; mesa, em volta da qual se reúnem os filhos e filhas da Igreja, para darem graças a Deus e comungarem o Corpo e o Sangue de Cristo. Em todas as Igrejas, o altar é, por isso, “o centro de toda ação de Graças”, que se realiza plenamente na Eucaristia. É no altar-Eucaristia, que a Igreja se constitui.

É no altar que, O CRISTÃO, pela força do batismo, atualiza em cada participação da Missa, o oferecimento de Cristo, em favor da humanidade. Nele, os batizados renovam seu múnus sacerdotal, pelo desejo de se oferecerem, de se doarem e de se comprometerem a viver santamente. Os batizados são, por assim dizer, UM ALTAR ESPIRITUAL, à medida que, participando do banquete do Corpo e Sangue Dele oferecido, se tornam oferendas para Deus, nos irmãos. Isto mesmo, parece querer significar o que diz S. Policarpo, quando chama a atenção das viúvas para que vivam santamente, elas que “são o altar de Deus”.

Na homilia do dia 04/11/2015, D. Marcony, bispo auxiliar de Brasília disse: “Os estigmatinos estão irradiando o Evangelho nesta Igreja de Santa Cruz, não é por acaso, tem a ver com a espiritualidade de São Gaspar Bertoni que é: anunciar para o mundo, a partir da Cruz, a ressurreição de Jesus. A cruz, não é símbolo de morte, mas de vida eterna, de salvação; que vocês, queridos filhos, continuem testemunhando a ressurreição, continuem anunciando os estigmas gloriosos de Jesus em meio a tantas trevas e escuridões do nosso tempo”. É com esta intenção, que será abençoada a nova Via sacra, um caminho mistagógico que conduzirá os fiéis à oração, contemplação e reconciliação. Uma verdadeira obra de fé, arte e beleza, do artista Luiz Olinto, para a cidade de Brasília.

Convoco a todos a participarem deste evento, que abre as comemorações do Jubileu de Diamante da Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges. Uma das Paróquias pioneiras na Capital. Um espaço dedicado para anunciar e irradiar o Evangelho, para acolher e cuidar das pessoas, para celebrar e santificar a vida. Aproveito o ensejo, para solicitar que todos e todas que escreveram sua história nesta Paróquia, que disponibilizem fotografias, documentos e outros para uma exposição, à partir de agosto de 2018,  sobre os 60 anos de evangelização desta Paróquia, nas terras de Santa Cruz.

Com este evento, que marcará a história de Brasília, a comunidade estigmatina renova o seu compromisso de Missionários Apostólicos em Auxílio aos Bispos. Como filhos espirituais de São Gaspar, desejamos oferecer um serviço qualificado a esta Igreja particular de Brasília iniciado por Pe. Primo Scussolino, pioneiro da fé em Brasília, com morada no Campo da Esperança. A comunidade religiosa e paroquial, desde já agradece a disponibilidade de D. Sérgio e de todos quantos puderem participar da abertura das comemorações, dos 60 anos de evangelização desta Paróquia.

Informações:

Local: Santa Cruz e Santa Edwiges