Arquidiocese de Brasília realiza IX Fórum das Pastorais Sociais

06/10/2017 16:43

Tendo como referência o Plano Pastoral da Arquidiocese, o Vicariato Social realiza neste sábado, 7 de outubro, o IX Fórum das Pastorais Sociais. O encontro recebe 100 participantes das 12 pastorais e demais organismos que atuam nesta esfera da Igreja em Brasília.

“Estas pastorais e organismos atuam diretamente na promoção e valorização da dignidade da pessoa humana à luz dos princípios evangélicos e da fé”, sublinha padre Carlos Henrique Oliveira pároco da São Pedro de Alcântara (Lago Sul) e coordenador do Vicariato Social.

Nesta edição o Fórum vai debater e elaborar ações pastorais e, em especial, organizar o trabalho do Vicariato Social. Dentro da 5ª Urgência do Plano Pastoral – Igreja, a serviço da Vida plena para todos –, o evento deve ganhar uma caráter permanente para poder acompanhar mais de perto as situações sociais e atuar nelas com mais efetividade, ao capacitar leigos e tendo uma solicitude maior pelos mais pobres.

Ainda dentro do Plano Pastoral, o Fórum é uma das maiores repostas à 5ª Urgência, que traz como prioridades o acompanhamento contínuo das famílias atendidas pelas pastorais sociais, mapeamento das situações de exclusão social nas comunidades paroquiais, além de ensino da Doutrina Social da Igreja para a cidadania e conscientização da dignidade da pessoa humana.

Durante o evento, os participantes terão como base para discussão as perspectivas, tendências e desafios do contexto político brasileiro e do Distrito Federal. A partir daí eles terão elementos para assumir compromissos no âmbito pastoral.

Na Arquidiocese de Brasília, o Vicariato Social é composto pelas seguintes apostolados: Vicentinos, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral dos Migrantes, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança; Pastoral da Pessoa Surda, Pastoral da Sobriedade, Caritas Arquidiocesana, Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília (Oassab) e Comissão Justiça e Paz.

O IX Fórum das Pastorais Sociais acontece das 8h às 18h na sede do Movimento Eureka, na 906 Norte.