Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Taguatinga Sul celebra 55 anos de criação

08/09/2017 12:02

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Taguatinga Sul, comemora no dia 21 de setembro, 55 anos de criação. Para celebrar a data a paróquia promove uma programação especial com a celebração do Tríduo em Ação de Graças e a festa comunitária.

O Tríduo acontece de 18 a 21 de setembro, a partir das 19h30. No dia 18 a Celebração será presidida pelo Arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha. No dia 19, a Missa será celebrada pelo Bispo Emérito de Brasília, dom João Evangelista Martins Terra.

Já no dia 20, a Santa Missa será celebrada pelo bispo auxiliar dom José Aparecido e no dia 21, pelo bispo auxiliar dom Valdir Mamede. Também no dia 21, logo após a Missa, haverá a festa dos 55 anos com a partilha comunitária.

Como tudo começou

A história da Paróquia teve início em 1962. Na época existia a capelinha Nossa Senhora de Fátima, construída pelas pessoas que moravam na invasão da Vila Matias. O arcebispo da época, Dom José Newton de Almeida Baptista, viu a necessidade da criação de uma nova comunidade no local.

Em 21 de setembro daquele ano, festa do Apóstolo Evangelista Mateus, o dom Newton decretou a criação da nova paróquia e na ocasião, foi nomeado o primeiro pároco, padre Artêmio de David. No dia 24 foi dado início na construção da paróquia.

A aquisição da área para a Igreja Matriz e outras capelas tramitou na Novacap durante um longo período. O processo inicial, refundido três vezes, em 1967, teve pareceres favoráveis, mas contestados por outros setores governamentais.

Somente no dia 30 de janeiro de 1968, na Assembleia Geral Extraordinária da NOVACAP, foi autorizada a doação, à Mitra Arquidiocesana de Brasília, das seguintes áreas: Área Especial 03, D – Sul, Área para Igreja 25 – Setor D-Sul e Área para Igrejas Setor E-Sul, Vila Dimas.

O lançamento da pedra fundamental da nova igreja aconteceu no dia 8 de maio de 1968 pelo Arcebispo dom Newton. E em 13 de maio do mesmo ano foi celebrada a primeira missa campal e assinada a escritura pública de doação.

Desde o começo da comunidade até hoje, a paróquia é de responsabilidade da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote (OCS).

Atualmente a comunidade conta com o padre Durvano Aparecido Dourado Porto como pároco e como vigários os padres Rosemar Costa e Adão Albino.

A paróquia hoje conta com a ajuda de  36 grupos entre pastorais, movimentos e comunidade.

São realizadas cinco Missas dominicais que atendem cerca de 3.600 fiéis por domingo.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima fica na, AE 3 Setor D Sul lote 1 e 2, Taguatinga Sul. Para outras informações: (61) 39670568 / 35610568 ou acesse: http://www.pnsf.org.br/