Curso de Introdução à Doutrina Social é oferecido em paróquias do Vicariato centro

09/08/2017 17:23

Tem início hoje, 09/08, o curso de extensão: Introdução à Doutrina Social, oferecido pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, FATEO, em parceria com os Missionários do YOUCAT, que ministrarão a formação, e com a Escola de Formação do Vicariato Centro.

O curso será ministrado pelos missionários Danilo Luiz e Jerônimo Lauricio, na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way, das 19h30 às 22h, durante 4 quartas-feiras, 09, 16, 23 e 30/08, totalizando 10horas/aulas.

Doutrinas Sociais são os ensinamentos e orientações da Igreja Católica para os assuntos sociais. Ou seja, refere-se a tudo em que envolve o convívio do homem em sociedade e estão sempre relacionadas a questões morais, éticas e religiosas.

E a finalidade deste curso é, justamente, trabalhar a definição e a importância da Doutrina Social da Igreja para a sociedade, como enfatizou a Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro.

“O nosso objetivo é oferecer uma primeira abordagem à Doutrina Social da Igreja, apresentado o contexto histórico em que ela foi formalizada, seus princípios e valores, e mostrando os diversos campos em que ela é aplicada, como a família, o trabalho, a vida econômica, a política, as relações internacionais, o meio-ambiente e a promoção da paz. E como é um minicurso de introdução ao tema da Doutrina Social da Igreja, os temas não serão aprofundados”,  disseram.

O mesmo curso será ministrado em outras três paróquias do Vicariato Cntro. São elas: Paróquia Santa Cruz, na 905 Sul; Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  no Lago Sul; e Paróquia Santíssimo Sacramento na 606 Sul.

As paróquias que receberão as formações, segundo a Escola de Formação do Vicariato Centro, foram escolhidas de comum acordo com os Padres dos Setores do Vicariato, considerando a localização e a estrutura existente para ministrar os cursos.

De acordo com a organização, não há pré-requisito para participar do minicurso, mas é desejável que a pessoal tenha maturidade suficiente para participar com proveito da formação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia do início do minicurso, pela página inicial do site da Fateo (www.fateo.edu.br),  clicando aqui ou acessando o link: https://goo.gl/forms/zf6iDPoQElrMRrC13

Ao final do curso, os participantes receberão o certificado de conclusão do curso, que será emitido pela FATEO, de acordo com as normas estabelecidas pela instituição.

Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro nasceu como uma resposta concreta às necessidades apontadas pelo planejamento arquidiocesano, uma vez que a questão da formação dos fiéis leigos é uma preocupação fortemente indicada no Plano Pastoral da Arquidiocese de Brasília - 2017-2020.

O próprio Papa Francisco, quando esteve no Brasil, em 2013, disse: “Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional, e que sejam o verdadeiro coração para o Episcopado, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis” (Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

Por isso foi criada a Escola, que quer ser um órgão de integração, que venha a promover a comunicação e o compartilhamento da Vida Cristã, do Apostolado e da Formação, desenvolvendo, integrando e acompanhando iniciativas e espaços de formação, que levem ao aprofundamento no conhecimento do conteúdo e da vivência da fé.

A Escola não tem uma sede física. Ela conta com um Coordenador, que é o Vigário do Vicariato Centro, que atualmente é o Pe. Paulinho, da Paróquia Bom Jesus, e uma equipe de leigos que o auxilia. O Padre Júlio César, que participou do processo de criação dessa iniciativa, foi transferido para o Vicariato Norte no início deste ano, mas tem auxiliado na transição da Coordenação para o Pe. Paulinho.

Datas, horários e locais

09, 16, 23 e 30/08 - 19h30 às 22h - Imaculado Coração de Maria - Park Way