Ives Gandra é o palestrante do primeiro Círculo de Formação Política da Arquidiocese

09/08/2017 15:23

Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), vai ministrar o primeiro Círculo de Formação Política da Arquidiocese de Brasília. Gratuito, o evento acontece no dia 31 de agosto com o tema Desafios do mundo do trabalho no século XXI e a Doutrina Social da Igreja.

O ministro aprofundará aspectos da nova lei trabalhista, aprovada em julho, e abordará a relação entre o trabalho e o ensinamento da Igreja, este último sustentado pelo itinerário de busca pela santidade na vida cotidiana. A Faculdade de Teologia da Arquidiocese (914 Sul) vai sediar o encontro que começa às 19h30.

Os círculos de formação são promovidos pelo Núcleo Política e Formação (NPF). Criado no fim de 2016 a pedido do cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o núcleo surgiu de uma necessidade explicitada no Plano Pastoral 2016-2019 da Arquidiocese: aprofundar a formação sobre fé e política.

Amparado pela Doutrina Social, o NPF quer levar uma nova mentalidade a leigos interessados em política e a futuros candidatos a cargos públicos (eletivos ou não): política não é poder, mas serviço.

Em parceria com a Faculdade de Teologia, serão realizados mais três círculos de formação política até o fim deste ano:

21/9 - Água e bioma do cerrado

Crise hídrica, racionamento, desmatamento do cerrado, seca. De quem é a culpa? Existem mais consequências além do racionamento? Como solucionar? Estes e outros questionamentos serão debatidos em consonância com a Campanha da Fraternidade.

26/10 - O poder político – Câmara Legislativa e suas funções

Qual a importância da Câmara Legislativa do Distrito Federal? Por que ela é tão desprestigiada? Qual sua função e como participar? Como conscientizar o eleitor da importância de votar bem em 2018?

29/11 - Política e Cristianismo

É possível ser cristão e político? Jesus era político? Como religião e política se desenvolveram na história e como se envolvem hoje?

Em breve as inscrições para o primeiro círculo, com Ives Gandra, estarão abertas.

Mais informações podem ser obtidas pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese:

Sobre o palestrante

Ives Gandra da Silva Martins Filho, nascido em São Paulo em 9 de maio de 1959, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em Direito pela Universidade de Brasília (1991) e doutor em Direito pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 14 de outubro de 1999. Foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no período de 5 de março de 2013 a 26 de fevereiro de 2014. Tomou posse como vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 26 de fevereiro de 2014. Integra na qualidade de membro nato o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Órgão Especial do TST e as Seções Especializadas em Dissídios Individuais e Coletivos. É professor do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), da qual foi o 1º Diretor (2006). Coordena as Revistas LTr e Lex-Magister de Direito do Trabalho. É membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia Paulista de Magistrados.

Foi Presidente da 7ª Turma (2007-2013). Presidente da Comissão de Jurisprudência e Precedentes Normativos do TST (2010-2013). Membro da Comissão de Jurisprudência e Precedentes Normativos do TST (2008-2009). Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2009-2011), Subprocurador-Geral do Trabalho (1988-1999, aprovado em 1º lugar no concurso público para ingresso no Ministério Público do Trabalho), Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República (1997-1999) e Assessor do Ministro Coqueijo Costa no TST (1983-1988, tendo ingressado como analista judiciário por concurso público). Lecionou Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de graduação da UnB (1984-1988) e Direito Comparado do Trabalho no curso de pós-graduação do CEUB (1990). Advogou em causas cíveis e trabalhistas (1982).