Jovens universitários da Arquidiocese saem em missão porta a porta

14/07/2017 17:41

Até o próximo domingo, 16 de julho, 42 jovens estarão em missão. Promovida pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Brasília, a Missão Universitária acontece pela segunda vez na Igreja local. A comunidade paroquial escolhida para esta edição é da São Domingos Sávio, no Riacho Fundo I.

Jovens que estudam em instituições de ensino superior, públicas e particulares do Distrito Federal e de Formosa, se inscreveram para as missões. Sob a orientação do padre Paulo Rogério, vigário no Santuário Menino Jesus (Brazlândia) e assistente eclesiástico para a Pastoral Universitária, eles irão bater de porta em porta anunciando o Evangelho de Cristo.

As atividades começaram na manhã desta sexta-feira, 14 de julho. Houve formação e missão. À noite, está prevista uma Missa na capela São Rafael, às 20h, e logo após um Luau Evangelizador.

Para o padre Paulo, as Missões Universitárias são uma resposta dos jovens a Deus e ao Papa Francisco, que pede uma Igreja em saída.

Arquidiocese de Brasília - De onde surgiu a ideia das Missões Universitárias?

Padre Paulo: Da necessidade de proporcionar aos universitários católicos de nossa Arquidiocese uma oportunidade de professar publicamente a fé, simultaneamente uma exigência do seguimento de Jesus e uma "escola da fé" (dado que ao sairmos para evangelizar a Divina Providência dispõe as coisas de tal forma que também somos evangelizados). Também em resposta ao insistente apelo do Papa Francisco de que a Igreja esteja cada vez mais "em saída": se desinstalando de sua "zona de conforto" e indo ao encontro dos homens e mulheres, lá onde estão, para anunciar a boa notícia da salvação em Cristo Jesus, a alegria do Evangelho!

Você já foi para alguma missão como esta?

Como seminarista tive a oportunidade de por diversas vezes, durante as férias de final de ano, fazer a experiência de missão tanto de porta em porta quanto de abordagem nas ruas e ambientes públicos, como feiras e shoppings. Foram em todas as vezes um grande desafio – sou um sujeito bastante reservado e de poucas palavras –, mas de todas elas saí com uma fé purificada e enriquecida, em outras palavras, evangelizado. É, sobretudo, isso que desejo para todos os universitários que estarão conosco por esses dias: conversão. A missão é uma caixinha de surpresas: algumas experiências que fiz foram felizes, outras engraçadas e mesmo tristes, mas todas, sem exceção e à sua maneira, edificantes.

Por que a Igreja, sobretudo o jovem, deve sair em missão?

Porque a missão não é uma opção para a Igreja: é uma obrigação. De fato, o último mandamento do Senhor Jesus aos seus discípulos foi justo o de que fossem pelo mundo inteiro fazendo outros tantos discípulos, tornando-os filhos de Deus pelo Batismo e ensinando-os a se comportarem enquanto tais à custa de obedecê-lo: fazendo o que Ele mandou fazer e fazendo como Ele fez, imitando seus exemplos. Ninguém, na Igreja, está dispensado de evangelizar. E se isso é verdade para todos é, sobretudo, para os jovens dado que estão numa fase da vida em que naturalmente podemos nos doar mais que quando mais novos ou mais velhos. Costumamos ouvir que os jovens são o futuro. Pensar assim é equivocado: os jovens são o presente. Do mundo e da Igreja. Se, como nos ensinou o saudoso São João Paulo II, aqui e agora os jovens forem Igreja, então, aqui e agora a Igreja será jovem e anunciará Jesus ao mundo com a determinação de ferro e a coragem a toda prova que caracterizam em especial a juventude.

Programação

Ainda dá tempo de participar das missões. Para ser um jovem universitário evangelizador basta apenas comparecer à paróquia São Domingos Sávio, localizada na QS 2 Lote D do Riacho Fundo I, e se apresentar ao padre Paulo. Confira a programação:

Sábado

5h – Peregrinação: Saída da Matriz São Domingos Sávio para a Catedral de Brasília

9h – Missa na Catedral Metropolitana de Brasília com consagração a Nossa Senhora Aparecida

12h – Almoço

15h às 17h – Missão porta a porta

19h – Luau (estacionamento do Giraffas)

Domingo

9h30 – Missa de encerramento na Matriz de São Domingo Sávio presidida por dom Valdir Mamede

Por Lilian da Paz