Dom José Aparecido celebra 4 anos de Ordenação Episcopal hoje!

13/07/2017 11:32

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, celebra o 4º ano de Ordenação Episcopal.

O bispo foi nomeado em 08 de maio de 2013 pelo, na época, Papa Bento XVI, hoje Bispo Emérito de Roma, em acolhimento a solicitação de mais um colaborador, feita por  Dom Sergio da Rocha.

José Aparecido Gonçalves nasceu 21 de julho de 1960, na cidade de Ourinhos, SP. Primogênito de quatro irmãos, dom Aparecido aprendeu cedo os passos da Igreja com seu falecido pai, que era vicentino.

Estudou Filosofia na Faculdade Associada do Ipiranga (FAI), entre os anos de 1980 e 1982; e cursou Bacharelado em Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de 1983 a 1986, ambas em São Paulo.

Foi ordenado sacerdote na Diocese de Santo Amaro, SP, no dia 21 de dezembro de 1986. Durante o ministério sacerdotal, atuou como administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz de Parelheiros (Diocese de Santo Amaro); foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Prudência (Diocese Santo Amaro); e serviu como Oficial junto do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, em Roma (1994 a 2010), e Subsecretário do mesmo Discatério até a nomeação episcopal, que aconteceu no dia 08 de maio de 2013.

A Ordenação Episcopal de Dom José Aparecido foi realizada no dia 13 de julho de 2013. O Bispo Ordenante foi o Arcebispo Dom Sergio da Rocha.

Hoje, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom José Aparecido é o Bispo Referenciais para algumas Comissões, Pastorais e Movimentos, instituições e Vicariatos. Veja abaixo:

- Vicariato Sul e Leste;
- Vocações e Ministérios (Formação Permanente dos Presbíteros; Formação dos Diáconos Permanentes; Seminários: Propedêutico / Nossa Senhora de Fátima / Redemptoris Mater; e Serviço de Animação Vocacional);
- Faculdade de Teologia (FATEO);
- Casas Religiosas em geral (Visitas, Celebrações e Convênios);
- Ordem das Virgens / Leigas Consagradas;
- Novas Comunidades;
- Casa do Clero;
- Pastoral da Educação / Ensino Religioso nas Escolas;
- Movimentos Eclesiais: Schonstatt, Regnum Cristi, Serra e Caminho Neocatecumenal;
-  Setor Juventude (em conjunto com D. Valdir),
- E ainda auxilia a Comissão Arquidiocesana de Liturgia.

Clique aqui e veja mensagens de carinho de fieis!

*Clique aqui e relembre a Ordenação Episcopal de dom José Aparecido. Acesse aqui a biografia de dom José Aparecido.

Por Gislene Ribeiro / Foto: Núcleo de Fotografia