Dom Sergio convidará Papa Francisco a uma nova viagem ao Brasil

12/07/2017 16:29

Em entrevista à Rádio Vaticano, dom Sergio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que a entidade entregará ao Papa Francisco, em um momento oportuno, um convite formal de uma nova visita ao Brasil.

Francisco chegou a ser convidado para o Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, mas, mesmo com grande desejo de viajar ao país novamente, não poderá vir. O Santo Padre enviará um delegado especial para as comemorações em outubro. Mas é esperando que ele venha em breve, renovando a realidade pastoral e missionária da Igreja no país.

Acompanhe a entrevista do cardeal:

“O Brasil está precisando de uma renovação política. Nós precisamos de um novo jeito de fazer política. Não podemos continuar com os esquemas atuais. Temos visto as consequências graves, tristes para a vida da família, para a vida do nosso povo. Nós, é claro, não perdemos a esperança de contar com a presença do Papa no Brasil, não.

Não podemos contar com ele neste ano, como inicialmente estava previsto, no Ano Nacional Mariano. Ele desejou muito estar e já, várias vezes, disse que está unido a nós em oração, que estará unido a nós especialmente por ocasião da celebração da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e vai enviar o chamado legado pontifício (...).

Nós continuamos a cultivar essa esperança de contar com a presença do Santo Padre no Brasil. Nós já tivemos a graça de ser o primeiro país da América Latina a recebê-lo, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude - uma passagem breve, mas marcante, significativa. Nós queremos que ele novamente esteja conosco e possa visitar outras regiões do Brasil, além de onde já esteve (São Paulo e Rio).

Nós esperamos realmente que uma contribuição do Papa, estando presente no Brasil, seja ainda mais vigorosa para a renovação da vida do país, particularmente da vida política. Mas é claro também que nós falamos de vida eclesial. O Papa que já nos ajuda muito, no Brasil, a ser uma Igreja em saída, uma Igreja Mãe misericordiosa, uma Igreja acolhedora, uma Igreja de casa e portas abertas.

O Papa já tem nos dado uma contribuição imensa: já tem contribuído muito para a renovação pastoral e missionária na vida da Igreja no Brasil. Mas é claro que, se ele estiver presente, estando conosco no Brasil, com certeza esta contribuição dele se tornará ainda mais forte, trazendo muitos frutos pra nossa vida, pra vida da Igreja e pra evangelização.

Por isso é que nós vamos apresentar novamente a ele, de maneira formal, o convite para estar no Brasil. Nesse momento continua este convite, ele tem recebido reiteradamente esse convite da minha parte e da parte de outros bispos que chegam até ele, mas nós vamos novamente formalizar este convite. Estamos para fazer isso num momento oportuno, mas ele já sabe que continua a valer o convite que foi feito mais de uma vez”.

(LP)

Com informações da Rádio Vaticano