Paróquias celebram o Dia de São João Batista

21/06/2017 14:11

Dia 24 de junho é dia de celebrar a Natividade de São João Batista, o Precursor de Jesus Cristo. Mas nas paróquias da Arquidiocese de Brasília dedicadas ao Padroeiro São João, localizadas no Gama e em Taguatinga, as comemorações já iniciaram. Veja as programações abaixo.

De 23 a 25 de Junho, acontece diversas festividades na matriz. Durante esses três dias de festejo, haverá apresentação de Jorge e Fabrício, Xero no Cangote, Missão Sagrada Face e Adriana da Canção Nova. No domingo, 25, a solenidade será presidida pelo bispo auxiliar, dom valdir Mamede.

Todos os dias haverá barraquinhas de comidas típicas, apresentação de quadrilhas, carreatas e show com o DJ Deid Garcia.

Já na Paróquia São João Batista, localizada em Taguatinga, a festividade terá início na quinta-feira, 22/06, seguindo até o dia 25. A cada dia, a celebração será presidida por um padre diferente, que concederá uma benção especial. E ao final das Celebrações, serão realizadas apresentações musicais. Veja a lista de convidados: Ulissis Lima, Ana Clara Fernandes, Banda Santuário, Alan Martins, Banda Dom Supremo.

Paralela à comemoração, no sábado, 24, o padre Katê preside Missa em ação de graças pelo segundo ano da criação e pela posse dele como primeiro pároco da paróquia São João Batista de Taguatinga. A paróquia foi capela por 16 anos e pertencia à P. São José, localizada na CND, também em Taguatinga e era acompanhada pelo Pe. João Baptista de Oliveira e pelo Pe. Giovani.

A Solenidade na paróquia São João Batista de Taguatinga acontece no domingo, 25, e será presidida pelo bispo auxiliar dom Marcony Vinícius Ferreira, às 19h.

Não percam!

Vida de João Batista

Filho de Zacarias e Isabel - prima de Maria, Mãe de Jesus - João Batista nasceu poucos meses antes de Jesus.

Zacarias e Isabel eram idosos e a mulher nunca havia tido filhos, por isso era considera estéril.

Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João.

Zacarias não acreditou que isso pudesse acontecer devido à idade avançada da esposa. Por essa razão, ele foi punido imediatamente com o mutismo (estado de mudez).

Pouco tempo depois da aparição do anjo a Zacarias, Isabel engravidou.

Nesse meio tempo, o anjo também anunciou à Maria que ela seria mãe do Messias, o Salvador do mundo.

Maria decidiu ir visitar a amiga Isabel para lhe contar a novidade. Ao receber Maria, a criança estremeceu no ventre de Isabel, que ficou repleta do Espírito Santo, e saudou Maria: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! De onde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? (Lc 1,  39-43).

Já adulto, e após perder os pais, João foi morar no deserto para viver em oração e de pregações, na tentativa de converter o maior número de pessoas possível, além de preparar o caminho de Jesus.

Tão logo, João passou a batizar pessoas no rio Jordão, como forma de conversão. Daí vem o nome Batista, de batismo.

Certo dia, Jesus foi ao encontro de João, às margens do Rio Jordão. Ao vê-Lo, João declamou: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo. 1-29).

Ao se aproximar, Jesus pediu para ser batizado. Surpreso, João ressaltou: Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mt. 3-14).

Mas Jesus solicitou e São João Batista batizou Jesus.

No livro do Evangelista Mateus, conta ainda que no momento do batismo, escutou-se uma voz que veio do céu, dizendo “este é o Meu filho amado no qual ponho toda a minha complacência”. Em seguida, uma pomba branca repousou sobre o ombro de Jesus. Tido como  uma manifestação do Espírito Santo.

Meses depois, João foi preso por denunciar, em suas pregações, as imoralidades e a vida desregrada do rei local, Herodes Antipas. Dez meses depois, o jovem foi degolado.

São João Batista é considerado pela Igreja o primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas.

Oração a São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias.
Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão  daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo.
São João Batista rogai por nós.
Amém.

Informação:
Local: São João Batista - Gama
Endereço: Praça 1 Bl. B - Setor Sul / Cidade: Gama
Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaojoaobatistataguatinga/?fref=ts

Local: São João Batista - Taguatinga Norte
Endereço: AE F24 Setor QNF - ao lado do SESI
Telefone: 9943 1339 / 9196 6740 / 8478 0247 / 8307 4539
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Par%C3%B3quia-S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-Batista-Gama-Suldf/625094050920947?fref=ts