Igreja celebra hoje o Dia do ''Santo Casamenteiro''

13/06/2017 13:19

Santo Antônio de Pádua, rogai por nós!

As paróquias da Arquidiocese de Brasília celebram hoje, 13/06, o Dia de Santo Antônio.

Popularmente conhecido como “Santo casamenteiro”, Santo Antônio é um dos santos mais conhecidos e queridos pelo brasileiro.

Para quem deseja homenagear o Santo e alcançar uma graça, veja os horários de Missa hoje!

Na Asa Sul, a paróquia realiza Missa às 06h, 07h15, 08h30, 10h, 12h, 15h, 17h, 18h30 e às 20h.

Em Ceilândia Sul, a Solenidade será presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, às 20h.

A Paróquia da Ressurreição, também em Ceilândia, Celebra a Solenidade de Santo Antônio, às 20h. Durante a celebração haverá abenção dos pães.

Ainda em Ceilândia, na Capela Santo Antônio, no Setor “P” Norte, a Missa solene acontece às 19h.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Taguatinga, a solenidade acontece às 19h, com benção dos Pães.

Já no Santuário da Mãe Rainha Tabor da Esperança realiza a Solenidade de Santo Antônio às 17h, também com benção dos pães. Ao final haverá confraternização, para participar, traga um prato com quitutes.

Não perca!

A vida de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

Fernando Martins de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu em 1191, em Lisboa, Portugal.

Filho único dos nobres Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, desde pequeno Santo Antônio demonstrava a religiosidade, o amor aos pobres e a habilidade em pregar.

Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior, hoje Sé de Lisboa, sob a direção dos cónegos da Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho.  Poucos anos depois pediu permissão para ser transferido para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, a fim de aperfeiçoar sua formação e evitar distrações profanas.

Formou-se em direito, teologia e filosofia. Possuía um conhecimento detalhado da Bíblia e de grandes pensadores, por isso era considerado doutor da Igreja.

Em 1220 conheceu a Ordem Franciscana, recebendo, tempos depois, o hábito e o nome Antônio. Foi ordenado sacerdote em 1221.

Foi em Coimbra que Santo Antônio teve acesso aos corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos.  Ao ver os cadáveres, Antônio iniciou a própria missão em busca do martírio e dedicando a vida, totalmente, à Igreja.

Decidiu viajar para Marrocos, onde seguiria sua missão, mas adoeceu e precisou voltar à Coimbra. Doente, Santo Antônio faleceu em 1231, aos 36 anos, na Itália.

O processo de canonização foi iniciado poucos dias após a sua morte, sendo reconhecido em 1232, menos de 1 ano de falecimento. Em 1946, o, então, Papa Pio XII proclamou o santo como Doutor Evangélico.

Para concluir, vamos esclarecer duas curiosidades relacionadas ao santo, que ficou popularmente conhecido com Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio de Pádua, Santo dos Pobres ou, simplesmente, como o Santo Casamenteiro.

A primeira é a popularidade do pão de Santo Antônio, que está ligada ao costume do santo de distribuir alimento e pães aos pobres que passavam fome. A outra se refere à fama de casamenteiro de Santo Antônio. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.

Informações:

Local: Santo Antônio
Endereço: QNM 29 Mód K – Sul / Ceilândia
Telefone: (61) 3373-3218
E-mail: psantoantonio.ceilandia@gmail.com
Site: http://www.santoantoniodf.org/paroquia/

Local: Santo Antônio - Asa Sul
Endereço: SGAS 911 – Mód. B / Asa Sul
E-mail: secretariapsa@yahoo.com.br / paroquiasto@gmail.com
Site: www.paroquiasantoantonio-df.com.br

Local:Capela Santo Antônio
Endereço: condomínio Vencedor  Quadra 01 Conjunto F Lote 01 – abaixo da Vila Olímpica do “P “ Norte.

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Endereço:  ROD-DF 150 KM 5 - S/N  Residencial Morada LT 33/37 Setor Hab. Contagem / Sobradinho II