Brasileiros comemoram hoje o Dia dos Namorados

12/06/2017 17:56

Em alguns países do mundo o Dia dos Namorados é conhecido como: Dia de São Valetim (Valentine’s Day) e, ao contrário do Brasil, é comemorado no dia 14 de fevereiro.

O nome é em homenagem ao bispo Valentim, que viveu em Roma, no século III.

A fama de Valentim iniciou no governo do imperador Cláudio II, que reinou entre os anos 268 e 270. Durante o império de Cláudio II foi proibida a realização de casamentos, pois para o imperador homens solteiros se alistariam para o serviço militar com mais facilidade e ainda teriam um desempenho melhor na guerra.

Dom Valentim desobedeceu as ordens do imperador, realizando casamentos secretamente. Ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte.

Há versões que, ao longo do tempo em que ficou preso, Valentim apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro.  Através de orações, Valentim teria alcançado um milagre e recuperado a visão da amada, a quem antes de morrer deixou um bilhete, onde estava escrito: “from your Valentine” (do seu Valentim).

Em outras versões, conta-se que, durante a prisão, dom Valentim recebia diversos cartões e poemas de casais apaixonados, exaltando o amor.

Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.

Por essa razão, em países como nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro celebram-se o dia das pessoas apaixonadas. A tradição é enviar cartões, bilhetes e mimos para as pessoas amadas, sejam namorados, amigos ou familiares.

Já no Brasil, o Dia dos Namorados foi implantado, de forma comercial, no ano de 1948, pelo, na época, publicitário João Dória, hoje empresário e atual prefeito de São Paulo.

A criação da data foi uma forma de atrair consumidores para o comércio que sofria com as quedas bruscas nas vendas no mês de junho, pela falta de data comemorativa.

Inteligentemente, escolheu-se a véspera do Dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como o Santo casamenteiro, celebrado no dia 13 de junho, para se comemorar o Dia dos Namorados, movimentando o comércio e gerando grandes lucros.

Eventos pelo Mês dos Namorados

Está chegando o dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Alguns casais já estão planejando passeios, jantares românticos e presentes afetuosos. Mas que tal trocar a diversão programada por um momento de oração a dois? Ou melhor, a três?! ... Vocês e Deus!

Durante todo o mês de junho, mês dos namorados, paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese estão promovendo diversas atividades para casais, sejam eles namorados, noivos ou casados.

Os eventos buscam orientar os participantes sobre os mais variados assuntos ligados ao relacionamento, além de gerar momentos de profunda reflexão sobre como deve ser a vida de um casal cristão. Veja as opções abaixo:

Eventos pelo Mês dos Namorados:

10/06 - 14 às 18h e às 20h - Baile dos Namorados do Santuário Arquidiocesano Menino Jesus

10  e 11/06 - 13h - III Encontro de Namorados - Paróquia Imaculado Coração de Maria - Park Way (Para casais com mais de 4 meses de namoro)
Informações: 98258-3175 / 98573-5836 / 99519-6471
Inscrições: https://goo.gl/aWUVAs