Catedral de Brasília
Notícias

Santa Rita de Cássia: Exemplo de Mulher, Mãe, Esposa e Santidade

19/05/2017 12:00

Santa Rita de Cássia, nossa intercessora, rogai por nós!

 

Neste mês de maio, além do Dia de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Auxiliadora, também celebramos o Dia de Santa Rita de Cássia, uma das santas veneradas mais conhecidas e queridas no Brasil.

Tida como Santa das causas impossíveis e padroeira dos doentes e das mães, a veneração à Santa só cresce, mesmo tendo ela vivido no século XIV e se passado mais de 390 anos da beatificação e 117 anos da canonização dela.

Vários são os milagres atribuídos à Santa, principalmente, logo após morte, quando as pessoas passaram a venerá-la e pedir proteção contra a peste. Isso porque, em vida, Rita dedicou-se a cuidar de muitos enfermos vitimas da peste e nunca se contagiou com a doença.

Apesar de manifestar sua vocação religiosa desde criança, Rita casou-se muito jovem, por volta dos 12 anos, com Paulo Ferdinando, contra a vontade dela, em obediência aos pais, que temendo a morte, não queriam que a jovem ficasse só. Mesmo Paulo Ferdinando sendo violento, Rita foi exemplo de uma esposa amável, rezando dia após dia pela conversão do marido, que foi assassinado logo após alcançar a graça da conversão.

Ela também viu os filhos se consumirem pelo ódio e pelo rancor, na busca por vingança pela morte do pai. Com amor de mãe e temendo pela salvação da alma dos filhos, ela os entregou a Deus, rogando para que fossem levados para perto do Pai Eterno, para que não fossem capaz de vingar o assassinato do Pai e, assim, manchar as mãos e a alma.

Por fim, ela foi tão devota e amou tanto o filho de Deus, que rezava e suplicava para que pudesse sentir a mesma dor que Ele na cruz. O pedido foi feito com tanto fervor, aos pés da cruz, que um espinho saiu da corroa de Cristo e encravou na testa da religiosa.

Que neste dia 22 de Maio, Dia de Santa Rita de Cássia, possamos dedicar um pouco de nosso tempo para venerar a padroeira das causas impossíveis, que tantos bons exemplos nos deu.

E rezemos diariamente para que possamos chegar perto desse modelo de paciência, obediência, bondade e fé, como Rita de Cássia foi.

Vejamos logo abaixo a programação nas paróquias.

Em Planaltina, haverá Novena nas famílias de 11 a 19/05. No dia 21, haverá alvorada, às 05h30; carreta e benção para os veículos, às 06h. Já no dia 22,  o dia começa com Ofício e Louvor à Santa Rita de Cássia, às 07h. A Missa das Rosas será celebrada às 16h. As barraquinhas funcionarão após a Santa Missa, nos dias 20 e 21 de maio.

Já em Samambaia, a Paróquia Jesus de Nazaré comemora o Dia de Santa Rita de Cássia de 13 a 22 de maio. A Novena será realiza de 13 a 21 de maio. E no dia 22, haverá Missa com oração de cura e libertação às 20h.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na Asa Sul, as Missas no dia 22 acontecem a partir das 07h00 da manhã. Durante todo dia haverá celebrações nos seguintes horários: 10h30, 12h00, 14h00, 15h30, 17h00, 18h30, 20h00. A partir das 12h00 também será realizado um almoço no salão paroquial. O valor do convite é de R$ 15,00 por pessoa. Durante todo o dia também haverá quermesse.


Não perca!

Venha celebrar e homenagear Santa Rita de Cássia conosco !

Planaltina                                                  Samambaia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História de Santa Rita de Cássia

Margherita Lotti, mais conhecida como Rita, nasceu em 22 de maio de 1381, na cidade de Rocca Porena, perto de Cássia, na Itália.

Desde criança, Rita manifestava a intenção de ser religiosa, viver de oração e ajudar a sofrida humanidade.

Mas seus pais já idosos, Antônio Mancini e Amada Ferri, com medo de que a filha única ficasse sozinha, arranjaram o casamento da jovem com um rapaz de família nobre, Paulo Fernando.

Paulo não era, nem de longe, modelo de homem e de pai de família. Era agressivo, bruto, dominador, irresponsável e sempre humilhava a esposa.

Foi com muita humildade, paciência e oração que Rita aguentou o marido por 18 anos, e ainda teve dois filhos com ele: João Tiago e Paulo Maria. 

Com persistência e oração de Rita, Paulo um dia alcançou a conversão. Mas foi tarde demais. Pouco tempo depois, o homem acabou sendo assassinado por vingança.

Os filhos adolescentes logo se dispuseram a vingar a morte do pai, mas Rita se opôs. Sem conseguir mudar a ideia fixa dos rapazes, de vingarem o pai, Rita então pediu a Deus em oração, que seus filhos fossem levados para junto do pai, pois não aguentaria vê-los cometerem tamanho pecado.

Em menos de um ano da morte do marido, Rita também estava sem os filhos, alvos da peste que atingiu toda a Europa, na época.

Sem nada e ninguém, Rita resolveu dedicar-se inteiramente a Deus; e procurou o Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia. Como era viúva, não pôde ingressar na vida religiosa.

Em certa noite, enquanto repetia suas orações fervorosas diárias, Rita foi pega de surpresa pela visita de três santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino.

Conta-se que os santos ultrapassaram as diversas passagens físicas com Rita e a colocaram em um claustro. A ação foi considerada um milagre pela irmã superiora, que a admitiu no convento.

Em uma de suas fervorosas orações, diante da Imagem de Cristo Crucificado, Rita pediu a graça de poder sofrer como Ele sofreu na cruz, e um espinho se desprendeu da coroa de Cristo e cravou-se na testa da religiosa, permanecendo ali por toda vida.

Em 1457, já muito doente e de cama, Rita fez o seu último pedido: uma rosa e dois figos da horta que ela mantinha aos fundos de sua casa.

As irmãs ficaram tristes porque não poderiam atender ao pedido, já que a cidade passava por um inverno rigoroso, com forte geada, que matou quase todas as plantações locais.

Chegando à casa de Rita, as irmãs se surpreenderam, pois as plantas conservaram-se vivas, com belas rosas e frutas suculentas.

Rita faleceu em 1457, aos 76 anos.

Foi beatificada em 1627 pelo Papa Urbano VIII, e Canonizada em 1900, pelo Papa Leão XIII.

Santa Rita de Cássia é a Santa das causas impossíveis e padroeira dos doentes e das mães.

 

Corpo incorrupto

Santa Rita de Cássia, é uma dos dez santos que, inexplicavelmente, após a morte continuam com os corpos preservados.

Santa Rita de Cássia faleceu em 1457 e seu corpo incorrupto pode ser visitado na Basílica de Santa Rita em Cassia, na Itália.

Há rumores que os olhos da santa já foram flagrados se abrindo e fechando sozinhos, e que o corpo dela se mexe de várias maneiras no interior da urna de cristal que a guarda.

 

Oração a Santa Rita de Cássia

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, 
eis a vossos pés um alma desamparada que, 
necessitando de auxílio, 
a vós recorre com a doce esperança 
de ser atendida por vós 
que tendes o incomparável título 
de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.

Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, 
intercedei junto a Deus 
para que me conceda a graça 
de que tanto necessito (dizer a graça que deseja). 

Não permitais que tenha de me afastar 
dos vossos pés sem ser atendido. 
Se houver em mim algum obstáculo 
que me impeça de obter a graça que imploro, 
auxiliai-me para que o afaste. 
Envolvei o meu pedido 
em vosso preciosos méritos 
e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, 
em união com a vossa prece. 

Ó Santa Rita, 
eu ponho em vós toda a minha confiança; 
por vosso intermédio, 
espero tranquilamente a graça que vos peço. 

Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.
 

 

Informações:


Local: Santa Rita de Cássia / Planaltina
Endereço: EQ 3/4 lt. D SRL Vila Buritis 
Telefone: (61) 3389-4090/3389-0515
E-mail: santaritadf@uol.com.br
Site: santaritadf.org.br

Local: Jesus de Nazaré
Endereço: QS 121 Cj. A Lote 3 / Samambaia
Telefone: (61)3359-6587
E-mail: paroquiajesusn@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/comunidadejesusdenazare

Local: Santa Rita de Cássia/ Asa Sul
Endereço: L2 Sul Qd. 609 - B - Lts. 65/66 
Telefone: (61) 3242-6574
E-mail: http://psritadecassia.com.br/
Facebook: Paróquia Santa Rita de Cássia

 

 

Por Gislene Ribeiro

 

Imprimir Subir Voltar

 Fale Conosco Contatos Webmail Twitter GooglePlus Facebook Flickr Youtube
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados. Voltar a Home