Fieis comemoram o Dia do Santo das causas urgentes

18/04/2017 15:45

A Igreja celebra nesta quarta, 19/04, o Dia de Santo Expedito, padroeiro das causas justas e urgentes.

Os historiadores conhecem pouco sobre a vida e a história do Santo Expedito. Até a data de nascimento e o nome completo deste Padroeiro são dados desconhecidos.

O que se sabe é que Expedito nasceu em berço Romano. Foi senador de Roma, Príncipe-Consul do Império Romano na Armênia, militar e comandante da XII Legião Romana; motivo pelo qual é considerado Patrono das Forças Auxiliares e protetor dos Militares.

Foi ao observar a fé dos guerreiros cristãos durante as batalhas que participou que o militar acabou alcançando a conversão; o que fez com que ele passasse a ser tentado pelo demônio.

Conta-se que em certa ocasião o diabo apareceu em forma de corvo e disse ao santo: "Cras... cras... cras", palavra em latim, que significa: amanhã ... amanhã ... amanhã; passando a seguinte ideia:  “deixe para amanhã, não tenha pressa, adie sua conversão”.

Mas Santo Expedito pisoteou o corvo e o esmagou, dizendo: “"Hodie", que significa: Hoje... Não deixarei nada para amanhã! Nada de protelações!”. Por essa ideia, o santo passou a ser conhecido como Padroeiro das causas justas e urgentes.

Além do diabo, o santo foi duramente perseguido pelo Imperador Deocleciano, soberano da cidade de Malitene, na Copadócia - atual Armênia.

Por negar se, por várias vezes, a cumprir a imposição de ter de adorar os deuses pagãos, o religioso foi preso, flagelado, morto e decapitado em 19 de abril de 303, por ordem do Imperador Deocleciano.

Oração de Santo Expedito

Santo Expedito Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Socorre-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, vos que sois um Santo guerreiro, vós que sois o Santo dos Aflitos, vós que sois o Santo dos desesperados, vós que sois o Santo das causas urgentes proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade.

Atenda ao meu pedido ( fazer o pedido):

Meu Santo Expedido! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos os que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência.

Devolve-me a Paz e a tranquilidade.

Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

Muito obrigado.

(Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e fazer um Sinal da Cruz).

Capelania Militar São Miguel e Santo Expedito

A Capelania São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, ligada ao Ordinariado Militar, comemora nesta quarta-feira, 19, o dia de um dos padroeiros, Santo Expedito.

Haverá missas durante todo o dia, além de vender café e almoço no local.

As comemorações se estenderão pela sexta-feira e pelo sábado, 21 e 22, com barracas de bebidas e comidas típicas, música ao vivo e brincadeira para a criançada. Não perca!

Programe-se e venha festejar Santo Expedito!

Programação na Capelania de São Miguel e Santo Expedito

19 de abril – Quarta-feira
- Missas o dia todo:
           - 7h - Santa Missa
- 8h - Café da Manhã
           - 8h30 - Santa Missa
           - 10h - Santa Missa
           - 11h30 - Santa Missa
- 12h30 - Almoço no pátio da Paróquia
           - 13h - Santa Missa
           - 14h30 - Santa Missa
           - 16h - Santa Missa