Ato Inter-Religioso faz memória aos 20 anos da morte do índio Galdino

18/04/2017 11:13

No dia 21 de abril deste ano, faz 20 anos da morte do índio Galdino Jesus dos Santos. Em memória a data, no dia 20 de abril, próxima quinta-feira, será realizada um ato inter-religioso com a presença de representantes dos povos indígenas e de denominações cristãs do Brasil, às 18h00, na Praça do Compromisso, via W3 Sul, entre as Quadras 703 e 704.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) em parceria com a Rede Ecumênica da Juventude, Conselho Indígena do Distrito Federal, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília (CJP-DF), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e o Fórum Ecumênico ACT – Brasil.

No ato os povos indígenas farão a dança ritual em homenagem a Galdino, haverá declamação de poesias, testemunhos e reflexões sobre os problemas enfrentados pelos indígenas brasileiros.

Representando a Igreja Católica de Brasília, estará o bispo emérito de Aparecida, dom Raimundo Damasceno.

Memória

Galdino de Jesus dos Santos era indígena do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. No dia 20 de abril de 1997, cinco jovens de classe média de Brasília atearam fogo em Galdino, enquanto ele dormia em uma parada de ônibus, na W3 Sul. Galdino teve queimaduras em 95% do corpo e não resistiu aos ferimentos, falecendo no dia seguinte, 21 de abril.

Galdino tinha 44 anos e havia chegado à Brasília um dia antes do ataque - dia 19 de abril, Dia do Índio.

A Praça do Compromisso – comumente conhecida como Praça do Índio – é uma homenagem ao índio Galdino.

Outras informações: CJP - (61) 3223 3512 e CONIC - (61) 3223-2648

Por Kamila Aleixo com informações dos organizadores do evento