Cerca de 100 comunicadores participam de reunião realizada pelo Setor de Comunicação

20/03/2017 11:15

Cerca de 100 pessoas, entre membros de congregação, comunidade, pastoral, movimento e serviço, participaram da primeira reunião de comunicadores de 2017, realizada pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília.

O encontro ocorreu na manhã deste sábado, 18/03, na Cúria Metropolitana, e foi dirigido pelo padre João Firmino, coordenador do Setor.

Durante a reunião foram discutidas sobre as metas de ação para a 4ª Urgência do Plano de Pastoral Arquidiocesano -2017/2020, que é de responsabilidade do Setor de Comunicação, da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e de Coordenadores de Setores.

O encontro tratou ainda do planejamento de comunicação na Arquidiocese, da escolha e composição da nova Coordenação da Pascom e da organização para o Dia Mundial das Comunicações, em maio; além de anunciar, em primeira mão para os comunicadores, projetos que estão prontos, aguardando aprovação para serem divulgados para o público.

Também teve espaço na reunião, um momento de reflexão quaresmal, conduzido pelo Pe. Caio Biacch. O sacerdote explicou a importância da oração, da penitência e da caridade, o tripé da vivência quaresmal, para uma boa preparação para a Semana Santa e para a Páscoa, e ainda deixou uma meditação para os comunicadores neste período de Quaresma.

“Com a oração, crescemos no diálogo e na intimidade com Deus. A penitência deve nos fazer sentir na carne o que Cristo sofreu na cruz. Com ela, apagamos as penas, superamos as debilidades da alma e crescemos em virtudes. Com a caridade, somos capazes de ver o rosto de Cristo sofredor em nosso irmão. Esse é o tripé da Quaresma. E quais têm sido os frutos de minha quaresma? E eu, como comunicador, o que tenho feito para ajudar as pessoas a viverem bem a quaresma na minha comunidade, na minha paróquia e até mesmo na família?”, indagou o sacerdote.

No momento seguinte, os participantes puderam dar sugestões para melhorar o trabalho e a interação do Setor de Comunicação com as pastorais de comunicação. Para isso, foram sugeridas: formações para as equipes de Pascom, a criação de um manual de comunicação com diretrizes básicas para padronizar e direcionar o trabalho das Pastorais, e a criação de grupo no whatsapp, para agilizar o processo de comunicação Setor de Comunicação e Pastorais.

Ao final, foram escolhidas 4 paróquias para representar, cada uma, um Vicariato da Arquidiocese. A intenção é reunir todas as Pastorais de Comunicação de cada vicariato na paróquia representante, em dia e horário que deverão ser sugeridos até a próxima quarta-feira, dia 22/03. Já os membros de Comunidades, Pastorais e Serviços se reunirão na Cúria Metropolitana, em data a ser divulgada futuramente.  Durantes essas reuniões, serão eleitos os representantes da Pastoral de Comunicação de cada Vicariato e do grupo formado por Comunidades, Pastorais e Serviços, que, juntos, comporão o corpo da nova coordenação da Pascom Brasília.

Veja abaixo as paróquias que receberão as reuniões por Vicariato:

- Vicariato Centro: São Camilo de Lellis - Asa Norte - 27/04 - 20h

- Vicariato Sul: Senhor Bom Jesus - Ceilândia

- Vicariato Norte: Bom Jesus dos Migrantes - Sobradinho

- Vicariato Leste: Imaculada Conceição - Gama

- Comunidades, Pastorais e Serviços - Cúria Metropolitana de Brasília - Esplanada dos Ministérios

Informações:
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília
Sede: Cúria Metropolitana de Brasília
E-mail: imprensa@arquidiocesedebrasilia.org.br / site@arquidiocesedebrasilia.org.br
Telefone: (61) 3213-3336 -Site / 3213 3346 - Imprensa
Celular/WhatsApp: (61) 99870-0413