Dom Valdir completa quatro anos de episcopado nesta quinta-feira

16/03/2017 10:00

Nesta quinta-feira, 16/03, dom Valdir Mamede, bispo auxiliar de Brasília, completa quatro anos de episcopado.

A nomeação do bispo aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2013, feita pelo, na época, Papa Bento XVI, hoje Bispo Emérito de Roma. Já a Cerimônia de Ordenação Episcopal foi realizada na Catedral Metropolitana, em 16 de março de 2013, e reuniu centenas de pessoas, entre fieis, amigos, familiares e autoridades eclesiais.

Nasceu em 21 de julho de 1961, na cidade mineira de Silvianópolis. Entrou para o Seminário dos Claretianos em Pouso Alegre (MG), em 1979, e professou os votos religiosos em 1981. Foi ordenado por Dom João Bosco Óliver de Faria, em maio de 1988.

No ano de 2003, o bispo foi aceito na Arquidiocese de Brasília pelo Cardeal Dom José Freire Falcão e foi incardinado por ato do Cardeal Dom João Braz de Aviz, em 2006. Além da presidência do Tribunal Eclesiástico, dom Valdir exerceu funções no Conselho Presbiteral Arquidiocesano e Conselho Episcopal.

No momento, dom Valdir é o Bispo referencial para as Comissões Arquidiocesanas de Pastoral, Catequese, Familiar e o COMIDI; para o Setor de Juventude - em parceria com Dom José Aparecido -, Setor de Universidades; Dízimos, Pastoral da Esperança e Ecumenismo.

É referencial também para os seguintes Setores de Serviços, Associações e Movimentos Eclesiais: Vicentinos, Legião de Maria; Apostolado da Oração; Cursilhos de Cristandade; Focolares; Emaús; Escola de Santo André; RCC; Encontro de Casais com Cristo e Nossa Senhora Aparecida.

Com as demandas deste novo ministério, dom Valdir conciliou, até dezembro de 2015, a função de presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília; ocasião em que dom Sergio da Rocha nomeou o Pe. Carlos Costa Carvalho para assumir a presidência do Tribunal. A intenção é que dom Valdir tivesse mais tempo livre para realizar as atividades pastorais, uma vez que as demandas do Tribunal Eclesiástico exigiam muito tempo.

Dom Valdir Mamede,
neste dia de comemoração,
a comunidade católica rende graças a Deus e lhe saúda pelo carinho, dedicação e serviço.
 Que Deus o abençoe e frutifique os trabalhos realizados nesta Arquidiocese!
Parabéns!

Clique aqui e vejas as mensagens de felicitações de fieis a dom Valdir

Foto Núcleo de Fotografia da Arquidiocese de Brasília