Dados apresentados na Formação da CF: cerca de 52% do Cerrado está destruído

20/02/2017 15:54

A Formação para a Campanha da Fraternidade que aconteceu no último sábado, 18, foi dividida em dois turnos, a parte da manhã e a parte da tarde. Logo após o almoço os participantes foram recebidos no auditório da universidade Católica de Brasília, com o vídeo da Campanha 2017 elaborado pela comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dando continuidade a Formação a primeira palestra foi a da Cáritas Brasileira sede Brasília, que foi representada pelo membro, José Teixeira. O tema da palestra foi a aplicação dos recursos do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) que é um fundo solidário permanente composto pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada no Domingo de Ramos. O FAS visa apoiar projetos realizados pelas Ações Sociais Paroquiais, Movimentos Sociais, Grupos de Economia Solidária, Pastorais Sociais e entidades da sociedade civil atuantes na Arquidiocese de Brasília. Dois projetos sociais apoiados pela Cáritas e que recebem a ajuda dos recursos fornecidos pelo FAS se apresentaram e falaram um pouco sobre as experiências e oportunidades.

Logo depois o Sergio que é engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – EMATER-DF, conversou com os participantes, falando um pouco do trabalho que a entidade presta para os pequenos e grandes agricultores do Distrito Federal.  A EMATER em Brasília tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar por meio de assistência técnica e extensão rural.

Depois foi a vez de falar sobre a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”. Para falar sobre a Campanha estava, Isolete Wichinieski, que faz parte da Comissão Pastoral da Terra (CPT), vinculada a CNBB. Isolete falou sobre os objetivos da Campanha, além de salientar sobre a real situação do bioma do Cerrado e seus recursos hídricos.  Na ocasião foram apresentados alguns dados de pesquisas que mostram números alarmantes sobre a degradação da região, que atualmente tem 52% do Cerrado destruído.

Uma das palestras mais esperadas era a do representante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Dr. Roberto que é procurador da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural - Prodema. Dr. Roberto falou sobre as leis de proteção ao Cerrado além de esclarecer o papel do cidadão quanto a cobrança mais rigorosa do cumprimento dessas leis.

Para o promotor é a população a maior arma contra o descumprimento das leis ambientais que protegem o cerrado. “Falta o conhecimento da população. Eles mesmos podem agir e não ficarem somente esperando providências do Estado. Acredito que também dependa de um trabalho de educação ambiental porque isso vai mostrar tanto a estrutura legal e a possibilidade de participação efetiva do cidadão e os meios de buscar essas providências, que muitas vezes não tem referência por falta de formação, pois a questão ambiental é pouco difundida”, explicou Dr. Roberto.

Ainda segundo o Dr. Roberto o debate sobre temas como o da Campanha da Fraternidade é primordial para o conhecimento e conscientização da população. “O Tema da campanha é fundamental porque são os biomas que vão garantir a vida do planeta. Por exemplo, o bioma cerrado é um dos mais ricos do planeta. A sua diversidade biológica não foi se quer experimentada e nem medida no seu mínimo e, no entanto já está desaparecendo. Então a Campanha é fundamental”, concluiu.

O bispo auxiliar dom  Marcony Ferreira fez o fechamento da Formação, juntamente com o padre Euclides Gonçalves que é coordenador Arquidiocesano de Pastoral e o Padre Antônio Carlos que é coordenador de Pastoral na Universidade Católica de Brasília.

Dom Marcony falou sobre as pistas de ação para a vivência da comunidade na Campanha da Fraternidade.

Para o bispo, o tema da Campanha deste ano é muito pertinente com o momento atual que vive o País, e principalmente Brasília.

“Eu creio que a Campanha vem chamar a atenção, primeiramente para o conhecimento e depois para a sensibilização de um aspecto tão importante que no dia a dia a gente não se preocupa. É bem verdade que é direcionado mais aos biomas justamente porque estão sendo assoreados e devastados por outros interesses. Por isso a Igreja se une ao poder público e a comunidade para iluminar, à luz do Evangelho, este cuidar da criação. Vamos então incentivar a campanha em nossa Arquidiocese, termos atitudes bem concretas no nosso dia a dia, pois são tantas coisas de uma maneira tão simples, que podemos estar vivenciando a campanha em nossa casa, em nossa rua, na nossa cidade, sem fazer um alarido grande, mas de uma forma bem concreta dando nossa contribuição como cristão e filhos de Deus”, concluiu dom Marcony.

Veja fotos da Formação clicando aqui.

Para saber mais sobre a vivência da Campanha da Fraternidade em nossa Arquidiocese, entre em contato com a Secretaria de Pastoral Arquidiocesana por meio do telefone: 3213 3341 ou do email: fernanda.pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br.

CNBB lança Texto-base da Campanha da Fraternidade 2017

Baixe aqui Cifras e Partituras