Catedral apresenta programação para o último dia de Visita da Imagem Peregrina de N.Sra. Aparecida

16/02/2017 15:55

A Arquidiocese de Brasília convida a todos para participarem da Missa de encerramento da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que será presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, no dia 19 de fevereiro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Brasília.

A imagem, que é uma réplica fiel da original, chegou à Capital Federal no dia 05 de fevereiro, trazida pelo cardeal Sergio da Rocha, que a recebeu pessoalmente durante missa de envio na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, no sábado, dia 04 de fevereiro, às 09h.

A acolhida oficial da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi solenizada com a Santa Missa, que reuniu cerca de 3 mil  fieis, no início da noite de domingo, 05/02, na Catedral Metropolitana, a primeira igreja a ser visitada em Brasília.

Durante a missa de acolhida, o arcebispo metropolitano expôs sua satisfação com a visita da mãe Aparecida. “Bendito seja Deus pela visita da Imagem Jubilar. Agradecemos a Deus por essa visita tão querida. É muito bom receber a visita de uma mãe, ainda mais quando Ela é a Mãe de Jesus, Mãe do povo brasileiro, e Mãe e Padroeira de nossa Arquidiocese”, disse dom Sergio.

Além da Igreja Mãe, Catedral, a imagem peregrina por outras sete paróquias, todas intituladas Nossa Senhora Aparecida, localizadas nas seguintes cidades: Gama, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho II/ Contagem, Sobradinho/Fercal, Planaltina e PADEF.

Ao longo das visitas da imagem nas paróquias estão previstos momentos de veneração, adoração ao Santíssimo Sacramento, realização do Santo Terço e do Santo Rosário, formações e palestras, além de Celebrações Eucarísticas.

Já na Catedral, a programação do último dia de visita, 19/02, terá início às 12h30, com a chegada da imagem. Durante a tarde, serão realizados momento de orantes, o Santo Rosário e o Ofício de Nossa Senhora, conduzidos por pastorais atuantes na Catedral, enquanto a imagem ficará exposta para veneração. Alguns músicos católicos da Capital Federal também estarão presentes para animar e descontrair os fieis. Às 17h45, terá início a preparação para a Santa Missa.

A visita faz parte da Celebração do Ano Nacional Mariano, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Para melhor vivenciar este Ano Nacional Mariano, o cardeal Sergio da Rocha cita três passos. São eles: Recordar, celebrar e vivenciar. Veja abaixo:

• Recordar. Devemos recordar, com louvor a Deus e gratidão, os 300 anos. Então isso é motivo de Ação de Graças, motivo de louvor de uma recordação alegre e agradecida.
  • Celebrar.  Celebrar, louvando a Deus pela presença de Nossa Senhora no ontem e no hoje da história do nosso povo. Nossa Senhora tão querida, Nossa Mãe e a ela nós voltamos o nosso coração nesse Ano Mariano para junto com ela aprender a seguir Jesus Cristo, ser discípulo, discípula. É um ano para crescer no discipulado, isto é, com Maria, nós vamos crescendo como seguidores de Jesus Cristo, seguindo seu exemplo, seus testemunho e confiando na sua intercessão.
  • Vivenciar. Esse é um ano também para se viver, ou seja, vivenciar a própria liturgia, o louvor a Deus no dia-a-dia da vida, imitando Nossa Senhora, sua atitude de louvor, Ela que rezou, que cantou e que nos ensina a fazer o mesmo, também a sua atitude de caridade, de misericórdia para com quem mais necessitava, como fez com Isabel e nas Bodas de Caná. Sua compaixão na hora da Cruz, Ela unida a Jesus. Então nós imitamos Nossa Senhora, permanecemos unidos a Jesus, mas também servindo os irmãos que mais necessitam.

Vale destacar que, assim como a Arquidiocese de Brasília, diversas dioceses e arquidioceses do país receberam e estão recebendo a visita da imagem peregrina da padroeira. Para a organização do evento, em Aparecida, a peregrinação da imagem é uma retribuição da visita dos romeiros ao Santuário, além de uma forma de aproximar os fieis de Deus e da salvação, como enfatizaram abaixo.

“A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida. A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação”.

Não perca!

Venha conosco homenagear nossa Mãe Aparecida!

Veja abaixo as datas e as cidades que ainda receberão a Visita da Imagem Peregrina:

16 e 17 - Paróquia N.Sra. Aparecida - Vale do amanhecer - Planaltina - CR 87 lote. 03 - Vale do Amanhecer. Contato: 3388-3257

18 e 19/02 - Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida - PADEF -  Contato: 99661-6410

19/02 - 12h30 - Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Catedral Metropolitana
         - 12h30 às 17h45 – Momentos orantes, Santo Rosário, Ofício de Nossa Senhora, Veneração da Mãezinha Aparecida e apresentação de músicos católicos
          - 17h45 – Início da preparação para a Santa Missa
          - 18h - Missa de Encerramento a Visita na Catedral Nossa Senhora Aparecida - Esplanada dos Ministérios. Contato: (61)3224-4073

Missa marca início da visita da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida à Capital Federal

Fotos da Missa de acolhida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Igreja de Brasília acolhe Imagem Peregrina em Santa Missa neste domingo

Papa Francisco confirma Ano Jubilar Mariano com concessão de indulgência plenária aos fiéis

Igreja de Brasília celebra Ano Nacional Mariano