Catedral de Brasília
Notícias

Missa marca início da visita da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida à Capital Federal

06/02/2017 10:44

Cerca de 3 mil fieis da Arquidiocese de Brasília se reuniram no início da noite deste domingo, 05/02, na Catedral Metropolitana, para carinhosamente receber a visita da Imagem Peregrina da Nossa Mãezinha Aparecida. 

A visita faz parte da Celebração do Ano Nacional Mariano, a ser celebrado até o dia 12 de outubro, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

A imagem, que é uma réplica fiel da imagem original, foi recebida pelo cardeal dom Sergio da Rocha, durante missa de envio na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, no sábado, dia 04 de fevereiro, às 09h.

Em procissão iniciada no lado de fora, e seguida por padres, diáconos e pelo bispo dom José Aparecido, a imagem de Nossa Senhora Aparecida adentrou na Catedral conduzida pelo cardeal Sergio da Rocha, e foi colocada temporariamente no lugar da outra imagem de Nossa Mãe Aparecida pertencente à Catedral.

Exultante, o arcebispo metropolitano expôs sua satisfação com a visita da mãe Aparecida. “Bendito seja Deus pela visita da Imagem Jubilar. Agradecemos a Deus por essa visita tão querida. É muito bom receber a visita de uma mãe, ainda mais quando Ela é a Mãe de Jesus, Mãe do povo brasileiro, e Mãe e Padroeira de nossa Arquidiocese”, disse dom Sergio.

Já em sua homilia, dom Sergio relatou o episódio da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelos três pescadores, nas águas do Rio Paraíba do Sul. Para dom Sergio, o encontro da imagem foi um sinal de amor de Deus, dado em um momento em que os pescadores mais precisam e estavam aflitos, já que passavam por uma situação difícil, precisavam do resultado da pesca e rogavam ao Pai por um milagre.

“Deus enviou um sinal da presença dessa Mãe amorosa que intercede por nós diante do Seu Filho Jesus. Era um sinal que Deus estava com eles e que a Mãe de Cristo também estava intercedendo por eles, como fez em Caná da Galileia (João 2:1-11), quando chegou para Jesus e apresentou a situação difícil vivida pela família. Com certeza, não foram os pescadores que encontram Nossa Mãe Aparecida, com certeza, foi essa Mãe que Jesus nos deu na Cruz que os encontrou naquele momento tão difícil”, afirmou dom Sergio.

Aproveitando a ocasião, o cardeal comparou o momento atual, em que vivenciamos a visita da Imagem Peregrina, ao momento do encontro da Imagem, há 300 anos.

“Hoje, somos nós que necessitamos da presença e da ajuda de Nossa Senhora. E Ela vem ao nosso encontro através de sua imagem pequena e singela, mas que expressa a grandeza e a santidade de Maria, que não abandona jamais os seus filhos, e que está sempre pronta para abraçá-los e ajudá-los", concluiu o cardeal. 

Ao final da Missa de Acolhida, a imagem peregrina foi colocada no corredor central, para que as pessoas pudessem se aproximar, venerar e fazer pedidos à Mãe Aparecida.

A imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida peregrinará, até o dia 19 de fevereiro, por todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília à ela dedicada.

No último dia de visita, 19/02, a imagem sairá da Paróquia localizada no PADF, na parte da tarde, por volta das 15h, e seguirá para a Catedral Metropolitana de Brasília, onde será realizada a Missa de Encerramento da visita da Imagem peregrina, às 18h, também presidida pelo cardeal dom Sergio da Rocha.


Veja abaixo as datas e as cidades que receberão a Visita da Imagem Peregrina:

05/02 - Catedral Matropolitana - Esplanada dos Ministérios - Contato: (61)3224-4073

06 e 07/02 - Paróquia N.Sra. Aparecida - Gama - AE 01 Praça 01 Quadra 07, Setor Oeste. Contato: 3556-3359

08 e 09/02 - Paróquia N.Sra. Aparecida - Samambaia - QN 406 conjunto A lote 01. Contato: 3358-2431

10 e 11/02 - Paróquia N.Sra. Aparecida - São Sebastião - Rua 48 lote 450, Centro. Contato: 3335-3327

12 e 13/02 - Paróquia N.Sra. Aparecida - Sobradinho II - Contagem - ROD-DF 150 KM 5 - S/N  Residencial Morada LT 33/37 Setor Hab. Contagem. Contato: 3972-5667

14 e 15/02 - Paróquia N.Sra. Aparecida - Sobradinho - Fercal - Quadra 9 A.E.: 1, Engenho Velho - Setor Habitacional Fercal. Contato: 3483-1103  

16 e 17 - Paróquia N.Sra. Aparecida - Vale do amanhecer - Planaltina - CR 87 lote. 03 - Vale do Amanhecer. Contato: 3388-3257

18 e 19/02 -Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida - PADEF -  Contato: 99661-6410

19/02 - 18h - Missa de Encerramento a Visita na Catedral Nossa Senhora Aparecida - Esplanada dos Ministérios. Contato: (61)3224-4073

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.
 

 

Igreja de Brasília celebra Ano Nacional Mariano

Durante a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, foi aberto oficialmente o Ano Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul, próximo à cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.

As celebrações se estenderão até o dia 12 de outubro de 2017. Ao longo deste período, as (arqui)dioceses são convidadas a realizarem atividades para vivenciarem intensamente o jubileu, voltando seus corações para a Santíssima Virgem Maria, como citou dom Sergio da Rocha, cardeal-arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, durante o lançamento do Ano Mariano, em 22 de setembro passado.

“Nós esperamos muito que o Ano Mariano possa ser de intensa evangelização com Maria, contando com a sua proteção, seguindo os seus exemplos, mas sendo essa Igreja em saída, essa Igreja misericordiosa, que a exemplo de Nossa Senhora vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo, alegria da fé em Cristo”, disse o cardeal-arcebispo.

Confira aqui a mensagem da CNBB à comunidade sobre o Ano Nacional Mariano.

 

Papa Francisco confirma Ano Jubilar Mariano com concessão de indulgência plenária aos fiéis

A Penitenciária Apostólica anuncia que o Santo Padre, o Papa Francisco, confirmou o Ano Jubilar Mariano, já em curso no Brasil, e informou ainda que Indulgências plenárias poderão ser obtidas até 12 de outubro de 2017, ao longo das comemorações pelo tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Poderão alcançar as indulgências, aqueles que se confessarem, que comungarem, que rezarem em intenção do Santo Padre, o Papa, e que, “verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade”, visitarem na forma de peregrinação a basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), ou qualquer igreja paroquial do Brasil dedicada à padroeira do país.

Foi estabelecido também, que fiéis impedidos pela velhice ou por grave doença poderão igualmente alcançar a indulgência plenária. Para isso, é preciso “a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três costumeiras condições: rezar, comungar e rezar em intenção do Papa; e espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem ‘Aparecida’, a funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.

Para facilitar o “alcance do divino perdão”, por parte dos fieis, a Penitenciária Apostólica orienta que os sacerdotes aos quais está confiado o cuidado pastoral da basílica de Aparecida e os párocos das paróquias que possuem o título de Nossa Senhora Aparecida se ofereçam,  “com animo pronto e generoso”, para a celebração da Penitência e para  administrar “a Sagrada Comunhão aos enfermos”. 

Confira aqui a íntegra do texto enviado pela Penitenciária Apostólica

 

Leia mias:

Igreja de Brasília acolhe Imagem Peregrina em Santa Missa neste domingo

 
 
Por Gislene Ribeiro / Foto: Anderson Medanha

 

Imprimir Subir Voltar

 Fale Conosco Contatos Webmail Twitter GooglePlus Facebook Flickr Youtube
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados. Voltar a Home