Cardeal dom Sergio fala sobre valorização humana em Missa pelas vítimas dos massacres nas prisões

10/01/2017 15:09

Foi celebrada nesta terça-feira, 10, na Catedral Metropolitana de Brasília uma Missa em sufrágio pelas almas das vítimas dos massacres das penitenciárias brasileiras que ocorreram nos últimos dias. A Celebração Eucarística foi presidida pelo cardeal dom Sergio da Rocha e concelebrada pelo pároco da Catedral, padre João Firmino.

Além de fazer memória as vitimas, a Missa também foi celebrada pelas famílias enlutadas e pelo trabalho realizado pela Pastoral Carcerária no Brasil.

Dom Sergio em sua homilia falou sobre a valorização do ser humano e destacou também o importante trabalho da Pastoral Carcerária, que segundo ele, cumpre hoje o pedido feito por Jesus Cristo, “Estives-te preso e me visitastes”.

Confira alguns trechos da homilia:

Valorização do ser humano

“A primeira leitura de hoje fala justamente da grandeza e dignidade de cada pessoa humana. Fala do valor da pessoa humana criada por Deus. Cada um de nós tem um valor, uma dignidade que não poder ser negada, não pode ser destruída. Seja qual for a situação que nós vivemos, nós conservamos este valor de filhos e filhas de Deus. Ninguém vem ao mundo por acaso. Ninguém vive por acaso. Nós somos obra de Deus e temos que fazer valer este valor esta dignidade no nosso dia a dia. Toda pessoa humana deve ser respeitada e valorizada, não pode ser destruída. Nós precisamos de modo especial reconhecer o valor e a dignidade de quem nem sempre é valorizado.  Ainda há muita gente que pela a sua situação de vida, pelas condições em que vivem não recebem o devido respeito, o devido valor, a dignidade como criatura de Deus.”

Dignidade nas prisões

“Claro que dentre esses irmãos e irmãs estão as pessoas que estão hoje nas prisões vivendo em condições de vida que não são dignas de um ser humano. O que se passa dentro das prisões não fica restrito aos que estão lá, tem repercussão fora. Por isso é que nós queremos, com a Palavra de Deus, reconhecer o valor e a dignidade não só nos que estão aqui no nosso dia a dia, mas também daqueles que estão encarcerados, daqueles que de alguma maneira estão passando por situações grandes de provações, sofrimento e abandono.”

Pastoral Carcerária

“É Jesus que restaura a dignidade, é Jesus que traz vida nova, é Ele que nos salva. Por isso nós precisamos que Jesus entre nas prisões, que Jesus liberte aqueles que ali estão devolvendo a eles a graça de uma vida digna. Por isso é tão importante a presença da Igreja e da Pastoral Carcerária. Além de rezar por aqueles que foram mortos nesses massacres e rezar pelas famílias dessas vítimas, devemos rezar também pela Pastoral Carcerária, para que os irmãos a serviço possam realizar este importante trabalho com o apoio da Igreja e da Sociedade.”

Ao final da Celebração o padre João Firmino fez a leitura da nota publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 4 de janiero, sobre o massacre na penitenciária de Manaus (AM).

Em nota a CNBB confirma apoio a Arquidiocese de Manaus e “reafirma a defesa incondicional da vida dos encarcerados e a solidariedade com as suas famílias.” A nota também cita a reação do Papa Francisco, que repudiou os acontecimentos e renovou “o apelo para que as prisões sejam lugares de reeducação e reinserção social, e que as condições de vida dos reclusos sejam dignas de pessoas humanas”.

Por fim a nota cobra a obrigação dos governantes perante o caso e pede providências quanto as condições dos cárceres do Brasil. “Pedimos às autoridades competentes a rigorosa apuração dessa tragédia, na sua complexidade conjuntural e estrutural, e, acima de tudo, a busca de um sistema penitenciário mais justo, digno e humano.”, diz a nota.

Ao final da leitura da nota da CNBB, dom Sergio pediu que todos os presentes rezassem uma Ave Maria pelas famílias enlutadas.

Veja outras fotos aqui.

Texto e fotos: Kamila Aleixo