Catedral de Brasília
Notícias

Festa de Nossa Senhora Aparecida reúne 60 mil fiéis na Esplanda dos Ministérios

13/10/2016 10:29

 

Sol forte, céu limpo e muita alegria. Assim foram recebidos os fiéis que compareceram à Esplanada dos Ministérios nessa quarta-feira, 12 de outubro. Cerca de 60 mil pessoas estiveram na Esplanada para a Celebração Solene.  

Ao fim de um dia cheio de atividades para católicos de todas as idades, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, presidiu a Santa Missa dedicada à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília. E com mais dois motivos de muita alegria: a nomeação do nosso arcebispo a Cardeal e o início do Ano Mariano que seguirá até 11 de outubro de 2017, véspera dos 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Em relação à nomeação a Cardeal, Dom Sérgio destacou que esse é um reconhecimento à toda Igreja de Brasília. Agradeceu todo o apoio e pediu orações para essa nova missão.

Durante sua homilia, relembrou a história dos humildes pescadores que, em um momento de necessidade por uma pesca fraca, encontraram a pequena imagem de Nossa Senhora e, como o discípulo amado, levaram Maria para casa e a acolheram como Mãe e, a partir daquele momento, foram cuidados por ela. Falou ainda das inúmeras histórias que temos em que Nossa Senhora assume o papel atencioso da Mãe amorosa e intercessora em todas as nossas dificuldades. Assim como nas Bodas de Caná, clamando por Jesus e fazendo-O manifestar seu primeiro sinal e ensinando-nos a escutar Jesus, a fazer tudo o que Ele nos disser. Ressaltou a necessidade da Evangelização, de sermos uma Igreja em saída e concluiu sua catequese lembrando das crianças, principalmente da necessidade de cuidarmos das que mais precisam.

A Missa Solene foi concelebrada pelos dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Brasília, Dom Marcony e Dom José Aparecido e também pelo Arcebispo da Arquidiocese Militar, Dom Fernando Guimarães, e todo o clero de Brasília. Cerca de 140 padres da Arquidiocese de Brasília estavam presentes.

Ao final da Missa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida por dom Sergio, percorreu à frente de uma belíssima procissão pela Esplanada dos Ministérios com três paradas para bênçãos especiais: pelos doentes, pelo Brasil e seus governantes e pelas famílias. Ao longe, era possível contemplar as luzes das velas erguidas ocupando toda a linha da Esplanada.

 

 

Testemunhos

Muitos fiéis se emocionaram com a festa e fizeram questão de deixar seus depoimentos:

Maria José, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Ceilândia – é a festa de fé e milagres, hoje é dia de receber milagres, é a padroeira do nosso Brasil, de Brasília, é a mãe intercessora, mãe de Deus e nossa soberana Senhora.

Carneiro, da Paróquia São José, do Lúcio Costa, Guará – todos os anos frequento a festa, estive em São Paulo há pouco tempo, e tive o prazer de estar na Festa de Nossa Senhora Aparecida. Muito bonito! Todo ano, enquanto eu puder, estarei sempre presente.

Mariana, 19 anos, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Planalto, participa da pastoral das guardiãs servidoras do altar – venho porque é uma festa belíssima em honra a Nossa Senhora, nossa Mãe e é gratificante o trabalho que a gente faz aqui ajudando a arquidiocese.

Raíssa, do Perpétuo Socorro em Taguatinga, participante do grupo de jovens SAEC, “Somos Adolescentes Encontrando Cristo”– viemos prestigiar o dia da nossa mãezinha, da padroeira do nosso país e daquela que sempre passa na frente em todos os momentos de nossa vida e do nosso grupo como de todos os outros. A festa é sempre muito organizada, com todo o cuidado e preparação. Aproveitamos para pedir ajuda das pessoas para fazer os nossos retiros como muitos grupos de jovens fazem por aqui. Então, é um momento de confraternização e interação em que conhecemos várias pastorais que não sabíamos que existia e outros grupos de jovens. É muito bom estar nessa festa novamente, todos os anos estamos aqui.

Grupo JAM, Juventude de Ação Mariana da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Ceilândia – estamos aqui muito motivados porque estamos para servir ao Senhor e Maria que é nossa Mãezinha aquela que intercede sempre por nós. E aquele que pede à mãe sabe que o Filho sempre vai atender. E então estamos aqui na esperança de que Nossa Senhora Aparecida olhe por cada um de nós.

Raimundo e Cleonice, Henrique e Zeza, da Pastoral da Família, da Paróquia São José, de Taguatinga – Viemos à festa motivados pela devoção a Maria e respeito à Mãe do nosso Salvador, a busca de cada vez mais graças para o nosso trabalho e para o bem de cada um de nós.

Nice, da Paróquia Santa Maria dos Pobres, do Paranoá – Cheguei às 4h, estou achando a festa ótima e Maria merece mais do que isso. Viemos à festa pela grande devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Leonora, Paróquia Bom Jesus dos Imigrantes de Sobradinho – Chegamos umas 15h10min e estamos muito animados com a festa, todos os anos estou aqui. Viemos em uma van, com 16 pessoas da comunidade de São Vicente. Trabalha como Ministra Extraordinária da Eucaristia e está pronta pra servir ao Senhor na Missa.

Nilza, Paróquia Santíssima Trindade, Guará II, participante da Legião de Maria e do Cenáculo da Misericórdia, recém montado na Paróquia – Pedimos para Nossa Senhora, mãe da misericórdia, que nos faça fiel nessa missão nos deu. O bispo falou que Jesus chama os apóstolos, dá a formação e depois envia para missão. As palavras são pobres para manifestar a grande presença, vejo Nossa Senhora derramando as bênçãos em Brasília, cada pessoa e no mundo inteiro. O Brasil é dela!

Jair Xavier, da Paróquia São José, de Taguatinga – Pra mim é uma grande alegria participar desse momento onde a Igreja de Brasília manifesta o seu amor de forma pública por Nossa Senhora. A presença de cada um de nós aqui, como católico, é pra dizer isso, pra Igreja local e pro mundo que nós amamos Maria, que a temos por Mãe e que contamos com a presença, com a proteção e com a intercessão dela na nossa vida, em todas as situações e dificuldades que passamos. Então, ela sempre está conosco e, de maneira especial, celebrando a abertura do Ano Mariano, os 300 anos de aparição dela, pra gente é uma alegria muito grande estar aqui, como família, participando.

Santa, Antônio, Fernando, Antônia, Regina e Leonardo, Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, Paróquia São Miguel Arcanjo, do Riacho Fundo I – Chegamos antes das 3h, a festa está muito boa. Desde o ano passado, não contamos com a ajuda do governo e está sendo muito bem feita e organizada, uma benção. Saímos de casa motivados pela fé em Nossa Senhora, ela como nossa mãezinha. Pra nós, que temos a nossa fé, em Jesus Cristo, sabemos que onde a Mãe d’Ele está, Ele está presente. Por todas as intercessões e graças que ela tem derramado sobre nós, sobre a nossa família. Pra cada um que está aqui, isso não é um sacrifício, mas vem por amor porque ama Nossa Senhora.

.: Confira as fotos da Festa:. 

Por Ruth Guimarães Bragança - PASCOM – Paróquia São José - Taguatinga

Fotos: Farley Nascimento, Marco Aurélio e Anderson Mendanha

Imprimir Subir Voltar

 Fale Conosco Contatos Webmail Twitter GooglePlus Facebook Flickr Youtube
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados. Voltar a Home