CNBB realiza ato de lançamento do Ano Mariano

22/09/2016 15:09

A Igreja do Brasil celebrará o Ano Nacional Mariano a partir do dia 12 de outubro deste ano até o dia 11 de outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul.

A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que realizou o ato oficial de lançamento do Ano Mariano nesta quarta-feira, 21/09, com Santa Missa na própria sede.

A Celebração foi presidida pelo arcebispo e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha e concelebrada pelo Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA e Vice-Presidente da CNBB, dom Murilo S. R. Krieger, e pelo bispo auxiliar e Secretário-Geral da CNBB, dom Leornardo Ulrich Steiner. Participaram ainda membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que estava reunidos nos últimos dias na sede do organismo.

Em seguida, dom Sergio compartilhou as expectativas para o Ano, conclamando a todos para, como Maria, sairmos em missão de encontro aos sedentos de Deus. “Nós esperamos muito que o Ano Mariano possa ser de intensa evangelização com Maria, contando com a sua proteção, seguindo os seus exemplos, mas sendo essa Igreja em saída, essa Igreja misericordiosa, que a exemplo de Nossa Senhora vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo – alegria da fé em Cristo”, concluiu.

Na ocasião também foi divulgada a carta dos Bispos reunidos no Consep, sobre as comemorações pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Para os bispos, esse será o momento de “celebrar, fazer memória e agradecer, (...) fazendo com que cresça ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5)”.

Leia a mensagem na integra logo abaixo ou baixe aqui.

Mensagem à Igreja Católica no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).

A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus.

O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).

Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.

A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo!

Dom Sergio da Rocha                                                  Dom Murilo S. R. Krieger

Arcebispo de Brasília-DF                                    Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA

Presidente da CNBB                                                  Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner