Paróquia Nª Srª de Guadalupe recebe formação sobre Métodos Naturais

17/07/2014 16:37

A equipe de Métodos Naturais da Arquidiocese de Brasília vai promover a reunião mensal do grupo no próximo domingo, 20 de julho. Realizada sempre no terceiro domingo de cada mês, a reunião procura conscientizar casais sobre o uso dos métodos e formar os orientadores da equipe.

Os métodos naturais de regulação da fertilidade são de simples assimilação e ajudam o casal a identificar, por meio de sinais corpóreos, os períodos férteis e inférteis da mulher. O processo, recomendado pela Igreja Católica, abre um caminho de diálogo entre o casal, que passa a conhecer nuances da sexualidade um do outro.

Usados, em casos específicos, para espaçar o intervalo entre uma gravidez e outra ou mesmo evitar uma nova gestação, os métodos não têm um caráter anticoncepcional.  Pelo contrário, promovem uma atitude positiva, cheia de generosidade, perante a família e a vinda de um novo filho.

A eficácia dos métodos naturais chega a 98,7%, segundo a Organização Mundial da Saúde, podendo ser utilizados em qualquer período da vida da mulher: ciclos menstruais regulares e irregulares, amamentação e menopausa. Entre os métodos mais conhecidos estão o Método de Ovulação Billings (Mob), Temperatura e Cristalização da Saliva – confira mais detalhes no site www.metodosnaturais.com.br.

O encontro deste domingo vai oferecer aos participantes minicursos e formações simultâneas dirigidas por casais integrantes da equipe:

- Módulo Básico para Usuário: Método da Ovulação para casais que estão vindo pela primeira vez ou ainda têm dúvidas, com Serginho e Talita

- Módulo Básico para Usuário: Métodos Naturais Auxiliares, com Daniel e Poliana

- Módulo Básico para Orientadores: Método de Ovulação, com Maurício e Joelma

Também haverá a opção de participar da palestra José - Pai educador pela Fé, proferida pelo padre João Vicente, pároco da igreja Nossa Senhora de Guadalupe (311/312 Sul, Brasília), local de realização do evento.

A entrada é franca e os filhos dos casais participantes também poderão estar presentes. A equipe de Métodos Naturais somente pede que os casais tragam lanche e/ou bebida para partilha. O encontro vai das 9h às 12h.

Na ocasião, os instrutores também estarão disponíveis para efetuar inscrições ao I Encontro das Famílias da Equipe de Métodos Naturais, entre os dias 29 e 30 de novembro.

Confira o mapa do local do encontro.

Por Lilian da Paz