Catedral de Brasília
Notícias

Semana Nacional da Família tem início neste domingo

09/08/2013 13:38

Neste domingo, 11/08, em ocasião do Dias dos Pais, terá início a Semana Nacional da Família, com o tema: “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”.

Dessa forma, a Arquidiocese convida as paróquias e instituições a intensificarem a evangelização durante este período através da realização de atividades como: reflexões, palestras, seminários e partilha, com a finalidade de mostrar e avivar a importância da instituição familiar.

Para ajudar na elaboração das atividades, os interessados podem recorrer ao livreto “Hora da Família”, que traz reflexões sobre temas familiares, além de sugestões de celebrações para algumas datas festivas como dia das mães, pais e outros. O material custa R$ 3,00 e pode ser adquirido na Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – SECREN -, com os Casais Regionais da Pastoral Familiar e em algumas livrarias católicas. O livro também pode ser encomendado pelo telefone, no número: (61) 3443 2900, ou pelo e-mail:  vendas@cnpf.org.br.

Este evento é promovido há 21 anos pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e pela Comissão Nacional da Família.

O desfecho da Semana da Família acontece no dia 18/04, com a Missa de Encerramento, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Valdir Mamede, às 16h, na Catedral de Brasília.
 

Sugestões
Logo abaixo, segue uma lista de atividades sugeridas pela CNBB para serem realizadas em ambientes paroquiais, ambientes públicos e nas escolas durante a Semana da Família.

Nos ambientes da igreja
• Celebrações, conferências, palestras, seminários, cursos, vigílias, memórias, homenagens, Horas Santas, procissões (com foco na liturgia dominical da família).
• Motivar os bispos, padres e seminaristas e, membros afastados e ex-coordenadores da comunidade para a Semana da Família (convidar para almoço, reunião, homenagem)
• Preparar ambiente das comunidades para celebrar a Semana da Família - mudar o ambiente, como no Natal (cartazes, imagens, murais, flores, faixas).

Nos ambientes públicos
• Pelos meios de comunicação - rádio, TV, jornais, boletins, murais, redes sociais (facebook), enviar e-mails temáticos a cada dia. Elaborar textos e falas pequenas e temáticas sobre a beleza da família.
• Manifestações evangélicas nas ruas, na câmara municipal, mesas redondas com lideranças comunitárias e religiosas;

Nas escolas
• Encontros entre os membros das famílias dos alunos no ambiente doméstico;
• Celebrações Ecumênicas, ou não, no ambiente escolar;
• Atividades escolares e lúdicas centradas na temática anual;
• Visibilidade da família cristã: testemunhos, manifestações, caminhadas, publicidade etc.
• Conferências e cursos sobre família
• Utilização do subsídio “Hora da Família” para professores e para as reuniões dos membros das famílias no ambiente doméstico.
• Atividades em comum com as comunidades paroquiais.
• Participação dos docentes e colaboradores em encontros no ambiente escolar e/ou em suas casas

 

Informações:
Local: Secretaria Nacional da Pastoral Familiar – Brasília
Endereço: SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - BRASÍLIA / DF 
Telefone:(61) 3443 2900
Site: http://www.cnpf.org.br/
E-mail: vendas@cnpf.org.br

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar
Coordenadores: Saturnino Durães Neto e Altina Rodrigues Costa Durães
Telefone: (61) 3568.6193 / (61) 9115.7138 / (61) 2103-8329 (trab. Altina) / (61) 8635.4193
E-mail: netina.duraespf@gmail.com

Por Gislene Ribeiro

Imprimir Subir Voltar

 Fale Conosco Contatos Webmail Twitter GooglePlus Facebook Flickr Youtube
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados. Voltar a Home